CETAD UFBA

"As drogas, mesmo o crack, são produtos químicos sem alma: não falam, não pensam e não simbolizam. Isto é coisa de humanos. Drogas, isto não me interessa. Meu interesse é pelos humanos e suas vicissitudes."
Antonio Nery Filho

Avaliação das redes socias da escola : uma estratégia de prevenção do uso de drogas

por VASCONCELOS, Mackill Lima em

« Voltar

Autor Ano Local de Publicação Local Tema
VASCONCELOS, Mackill Lima 2008 Brasília Brasília

Instituição de Origem Estado Instituição Instituição Responsável
Universidade de Brasília Distrito Federal Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Clínica, Programa de pos-graduação em Psicologia Clínica e Cultura

Formato da Obra Formato Disponível Número de Páginas Idioma
Dissertação de Mestrado Texto integral 136 Português

Resumo

A escola precisa sentir-se protegida para poder proteger os alunos do risco do envolvimento com drogas. Por sua vez, esta proteção da escola depende de suas redes de apoio junto às famílias e à comunidade. A pesquisa realizada apresenta subsídios teórico-metodológicos para a prevenção do uso de drogas no contexto da escola, seguindo a Política Nacional sobre Drogas que destaca a construção de redes sociais como estratégia para a melhoria das condições de vida e promoção da saúde. Uma intervenção em rede tem a proposta de levar a comunidade a assumir a responsabilidade pelo gerenciamento dos seus recursos e pela solução dos seus problemas, adotando-se uma perspectiva de diagnóstico sistêmico relacional e contextualizado. A proposta metodológica deste estudo é de natureza qualitativa e participante com entrevistas semiestruturadas, grupos reflexivos e observação participante realizadas em uma escola pública de Goiânia/GO. Participaram da pesquisa, representantes de todos os segmentos da comunidade escolar. Num primeiro nível de análise, apresenta-se uma proposta metodológica para o mapeamento das redes sociais da escola que consiste em um trabalho individual e coletivo, envolvendo alunos, professores, funcionários e famílias num processo crítico e reflexivo sobre a realidade das parcerias existentes no contexto escolar. Este estudo mostrou que a metodologia de mapeamento das redes sociais além de promover uma consciência sobre a constelação social da escola é também uma estratégia mobilizadora e integradora da rede interna da instituição. Num segundo nível são apresentados os resultados procedentes do mapeamento que informam o estado da rede social da escola. Foi adotada a hermenêutica de profundidade para analisar os resultados das informações verbais nos grupos reflexivos apresentados na forma de um capítulo que revela o retrato das contradições da escola pública brasileira, a partir da avaliação da rede social de uma escola goiana. Conclui-se, portanto, que a proposta construída de avaliação das redes sociais da escola, é uma estratégia que viabiliza a sua ampliação junto às famílias, às instituições de saúde, assistência e segurança e comunidade para uma efetiva prevenção do uso de drogas.

Palavras Chave prevenção do uso de drogas, redes, escola
Link http://bdtd.bce.unb.br/tedesimplificado/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=4289
Referência para Citação VASCONCELOS, M. L., Brasília/DF, Avaliação das redes socias da escola : uma estratégia de prevenção do uso de drogas. Dissertação de Mestrado. Universidade de Brasília. Mestrado em Psicologia Clínica e Cultura. UNB, 2008.
Observação Material linkado com o Sistema de Publicação Eletrônica de Teses e Dissertações - Bilblioteca Digital UNB.


create new tag

Contador de visitas grátis

Pressione Enter para enviar a busca.

Logar