CETAD UFBA

"As drogas, mesmo o crack, são produtos químicos sem alma: não falam, não pensam e não simbolizam. Isto é coisa de humanos. Drogas, isto não me interessa. Meu interesse é pelos humanos e suas vicissitudes."
Antonio Nery Filho

Redes sociais e fatores de risco e proteção para o envolvimento com drogas na adolescência: abordagem no contexto da escola

por SANTOS, Juliana Borges dos em

« Voltar

Autor Ano Local de Publicação Local Tema
SANTOS, Juliana Borges dos 2006 Brasília Brasília

Instituição de Origem Estado Instituição Instituição Responsável
Universidade de Brasília Distrito Federal Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Clínica.

Formato da Obra Formato Disponível Número de Páginas Idioma
Dissertação de Mestrado Texto integral 234 Português

Resumo

O presente estudo desenvolve um instrumento para avaliação e abordagem das redes sociais e dos fatores de risco e proteção para o envolvimento com drogas na adolescência, adequado para o uso no contexto da escola. O trabalho se fundamenta teórica e epistemologicamente na teoria sistêmica e no paradigma da complexidade, compreendendo a drogadição em uma perspectiva relacional, e podendo ser abordada por meio da teoria e prática de redes sociais. Este estudo se articula com o que prevê a legislação atual sobre drogas, em relação à abordagem dos fatores de risco e de proteção para a prevenção do envolvimento com drogas na adolescência. Foi realizado em uma escola da rede pública de Brasília ¿ DF, dentro da abordagem qualitativa e da pesquisa participante, no contexto de um curso presencial para educadores dessa escola, sobre prevenção ao uso de drogas na adolescência. A metodologia seguiu três etapas: observação participante; desenvolvimento do instrumento em conjunto com os educadores e adolescentes em contexto de sala de aula; aplicação piloto em duas turmas de 8a série do ensino fundamental, envolvendo dois professores da escola que passaram por um treinamento e utilizaram a proposta de avaliação e abordagem, cada um em uma turma. Os resultados evidenciam que o instrumento desenvolvido mostrou-se compreensível pelos alunos e educadores; adequado ao contexto da escola; relevante para o autoconhecimento do adolescente e conhecimento da turma sobre os principais fatores de risco e proteção de envolvimento com drogas, presentes nas redes sociais dos adolescentes; propiciando a intervenção do educador junto à turma. Para tanto, observou-se a importância do educador conhecer sobre a teoria sistêmica e de redes sociais, a fim de que possa se apropriar desta proposta, indicando a capacitação e orientação direta do educador como recursos mais adequados à sua preparação. A partir da pesquisa, os professores puderam refletir sobre seu papel de educador e modificaram-se as relações entre os alunos da turma. As contribuições finais envolvem: construções teóricas sobre a especificidade dos fatores de risco e proteção à drogadição na adolescência e discussões sobre possibilidades, desafios e limites da proposta para o empoderamento do educador e alunos na prevenção da drogadição.

Palavras Chave fatores de risco e proteção para envolvimento com drogas, adolescência, educador
Link http://bdtd.bce.unb.br/tedesimplificado/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=2498
Referência para Citação dos Santos, J. B., Redes sociais e fatores de risco e proteção para o envolvimento com drogas na adolescência: abordagem no contexto da escola. Brasília/DF, Dissertação de Mestrado. Universidade de Brasília. Mestrado em Psicologia Clínica. UNB, 2006.
Observação Material linkado com o Sistema de Publicação Eletrônica de Teses e Dissertações - Bilblioteca Digital UNB.


create new tag

Contador de visitas grátis

Pressione Enter para enviar a busca.

Logar