CETAD UFBA

"As drogas, mesmo o crack, são produtos químicos sem alma: não falam, não pensam e não simbolizam. Isto é coisa de humanos. Drogas, isto não me interessa. Meu interesse é pelos humanos e suas vicissitudes."
Antonio Nery Filho

Adolescência: um efoque sobre o consumo de bebidas alcoólicas

por SCHLICKMANN, Maria Marlene em

« Voltar

Autor Ano Local de Publicação Local Tema
SCHLICKMANN, Maria Marlene 2003 Florianópolis Florianópolis

Instituição de Origem Estado Instituição Instituição Responsável
Universidade do Estado de Santa Catarina Santa Catarina Programa de Mestrado em Educação e Cultura da Universidade do Estado de Santa Catarina

Formato da Obra Formato Disponível Número de Páginas Idioma
Dissertação de Mestrado Texto integral   Português

Resumo

O presente estudo está alicerçado no objetivo de identificar, analisar e discutir fatores que interferem no comportamento do adolescente inserido nas diferentes realidades culturais e de verificar neste contexto o consumo de álcool, bem como a óptica do jovem sul catarinense sobre esta droga lícita. Os sujeitos pesquisados são quinhentos e trinta e dois adolescentes dos municípios de Braço do Norte, Grão-Pará, Gravatal, Orleans, Rio Fortuna e São Ludgero. Utilizou-se como instrumentos de coleta de dados a pesquisa de campo do tipo qualitativa, com aplicação de questionário, observação, entrevistas não-estruturadas e análise documental. Após análise quantitativa e qualitativa dos dados observa-se que, no que tange ao desenvolvimento biológico, muitas características são universais e independem da cultura existindo também, uma gama bastante grande de semelhanças no comportamento dos jovens de um mesmo contexto cultural, apesar da maneira singular de sentir, pensar e fazer de cada adolescente. Percebeu-se que os adolescentes, pelo menos grande maioria, nutrem admiração e respeito pelos seus pais, anseiam que estes lhes sirvam de parâmetro e que possibilitem o diálogo franco e aberto, contrariando a tão disseminada conotação de adolescência como fase difícil e de conflito. Identifica o conflito como fomento para a construção da identidade do adolescente e para a compreensão do que é e do que significa. As ações e reações semelhantes também estão presentes na problemática das drogas, mais especificamente no consumo de bebidas alcoólicas. A ingestão de bebidas alcoólicas inicia-se precocemente, principalmente nas festas e na companhia dos amigos, sem grandes preocupações com os efeitos ou possíveis conseqüências de tais atitudes. Em termos gerais, o estudo aponta para a importância de uma visão mais otimista e menos rotuladora dos adolescentes por parte dos adultos e para a necessidade de um trabalho preventivo ao uso de drogas, pautado nos sentimentos, nas expectativas, nas aspirações e no potencial criativo de cada jovem, dentro de uma concepção educativa destituída de mitos e preconceitos e alicerçada na afetividade.

Palavras Chave Droga, Juventude, Bebidas Alcoólicas, Adolescentes, Educação
Link http://www.tede.udesc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=175
Referência para Citação Schlickmann, M. M., Adolescência: um efoque sobre o consumo de bebidas alcoólicas. Florianópolis/SC. Dissertação de Mestrado. Universidade do Estado de Santa Catarina. Mestrado em Educação e Cultura. UESC, 2003.
Observação Material linkado com o Sistema de Publicação Eletrônica de Teses e Dissertações - Bilblioteca Digital UNESC.


create new tag

Contador de visitas grátis

Pressione Enter para enviar a busca.

Logar