CETAD UFBA

"As drogas, mesmo o crack, são produtos químicos sem alma: não falam, não pensam e não simbolizam. Isto é coisa de humanos. Drogas, isto não me interessa. Meu interesse é pelos humanos e suas vicissitudes."
Antonio Nery Filho

O adolescente infrator e a ressignificação da vida a partir da leitura

por BASTOS, Ivanilda Maria e Silva em

« Voltar

Autor Ano Local de Publicação Local Tema
BASTOS, Ivanilda Maria e Silva 2005 Florianópolis Florianópolis

Instituição de Origem Estado Instituição Instituição Responsável
Universidade do Estado de Santa Catarina - UNESC Santa Catarina Programa de Pós-Graduação em Educação e Cultura da Universidade do Estado de Santa Catarina - UNESC

Formato da Obra Formato Disponível Número de Páginas Idioma
Dissertação de Mestrado Texto integral 133 Português

Resumo

O presente dissertação realiza um estudo acerca das possibilidades e benefícios que a leitura proporciona a adolescentes considerados "infratores". Assim sendo, inicialmente aborda a conceituação de adolescente infrator, tomando como ponto de partida a problemática da: falência dos valores morais, permissividade, violência urbana, tráfico de drogas, hedonismo exacerbado, núcleos familiares desestruturados. Feito isto, passou-se para a investigação do segundo aspecto do problema aqui em jogo, as leituras de literatura para adolescentes considerados infratores. A seguir foi apresentada a relevância da leitura para o desenvolvimento das capacidades de ensino-aprendizagem dos adolescentes mas, sobretudo, como via de reconstrução e ressignificação de seus mundos. A leitura abordada como estimuladora da atividade reflexiva e viabilizadora de reconstrução de mundo, ampliando horizontes e ressignificando valores dos adolescentes. Em seu terceiro e último capítulo, este estudo, até então teórico, foi enriquecido com pesquisa de campo realizada junto ao Projeto UNIVILLE (Joinville/SC), que presta auxílio sócio-educativo a dolescentes infratores através de oficinas de leitura. A partir destes encontros, pretendemos expor em que medida a leitura pôde contribuir para a transformação destes.

Palavras Chave Adolescentes; educação do adolescente; leitura; delinquência juvenil; adolescentes infratores; ressocialização
Link Capa e Texto
Referência para Citação BASTOS, I. M. S., O adolescente infrator e a ressignificação da vida a partir da leitura. Florianópolis/SC, Dissertação de Mestrado. Universidade do Estado de Santa Catarina. Mestrado em Educação e Cultura. UNESC, 2005.
Observação Material linkado com o Sistema de Publicação Eletrônica de Teses e Dissertações - Bilblioteca Digital UNESC.


create new tag

Contador de visitas grátis

Pressione Enter para enviar a busca.

Logar