CETAD UFBA

"As drogas, mesmo o crack, são produtos químicos sem alma: não falam, não pensam e não simbolizam. Isto é coisa de humanos. Drogas, isto não me interessa. Meu interesse é pelos humanos e suas vicissitudes."
Antonio Nery Filho

Tratamento do Centro de Atenção Psicossocial para usuários de álcool e outras drogas CAPSad II – Leste Natal/RN : uma avaliação da efetividade

por SILVA, Adriana Melo da em

« Voltar

Autor Ano Local de Publicação Local Tema
SILVA, Adriana Melo da 2006 Natal Natal

Instituição de Origem Estado Instituição Instituição Responsável
Universidade Federal do Rio Grande do Norte Rio Grande do Norte Instituto de Serviço Social do Centro de Ciências Sociais da UFRN

Formato da Obra Formato Disponível Número de Páginas Idioma
Dissertação de Mestrado Texto integral 173 Português

Resumo

O tratamento para usuários abusivos de álcool e outras drogas, sofreu significativas modificações até chegar ao modelo psicossocial, utilizado pelo Centro de Atenção Psicossocial para usuários de álcool e outras drogas (CAPSad II – leste Natal/RN). Esse modelo surge a partir das Reformas Sanitária e Psiquiátrica Brasileira expressas nos princípios e proposições do Sistema Único de Saúde – SUS. A Reforma Psiquiátrica significou uma ruptura com o padrão de tratamento manicomial e hospitalocêntrico destinado aos usuários abusivos de álcool e outras drogas. A nova proposta propõe a universalização, democratização, regionalização e integralidade das ações no campo da saúde mental. Reúne uma equipe de saúde necessariamente interdisciplinar. Este estudo tem como objetivo avaliar a efetividade do tratamento para usuários abusivos de álcool e outras drogas oferecido pelo CAPSad II – leste Natal /RN. A avaliação utilizou, como prioritária, a pesquisa social de caráter qualitativa através de um estudo avaliatório a partir do modelo nãoexperimental. O processo metodológico utilizou diferentes instrumentos de coleta de dados: pesquisa bibliográfica e documental, observações sistemáticas no CAPSad II – leste, e, principalmente, às entrevistas semi-estruturadas (21) que foram realizadas com os profissionais, usuários e familiares do CAPSad II – leste. A investigação apontou para a efetividade do serviço e, portanto, o CAPSad II – leste se constitue enquanto principal estratégia de enfrentamento ao modelo manicomial e hospitalocêntrico de tratar os usuários abusivos de álcool e outras drogas.

Palavras Chave  
Link http://bdtd.bczm.ufrn.br/tedesimplificado/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=2151
Referência para Citação SILVA, A. M., Tratamento do Centro de Atenção Psicossocial para usuários de álcool e outras drogas CAPSad II – Leste Natal/RN : uma avaliação da efetividade. Natal/RN, Dissertação de Mestrado. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Mestrado em Ciências Sociais Aplicadas. UFRN, 2006.
Observação Material linkado com o Sistema de Publicação Eletrônica de Teses e Dissertações - Bilblioteca Digital UFRN.


create new tag

Contador de visitas grátis

Pressione Enter para enviar a busca.

Logar