CETAD UFBA

"As drogas, mesmo o crack, são produtos químicos sem alma: não falam, não pensam e não simbolizam. Isto é coisa de humanos. Drogas, isto não me interessa. Meu interesse é pelos humanos e suas vicissitudes."
Antonio Nery Filho

A experiência da criança com a droga :características do uso e circunstâncias familiares

por DE ARAÚJO, Katia Cristiane Vasconcelos em

« Voltar

Autor Ano Local de Publicação Local Tema
DE ARAÚJO, Katia Cristiane Vasconcelos 2004 Natal Natal

Instituição de Origem Estado Instituição Instituição Responsável
Universidade Federal do Rio Grande do Norte Rio Grande do Norte Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes. Programa de Pós-Graduação em Psicologia

Formato da Obra Formato Disponível Número de Páginas Idioma
Dissertação de Mestrado Texto integral 147 Português

Resumo

O estudo faz uma reflexão sobre o uso de drogas entre crianças situando-o como um dos mais graves problemas sociais da atualidade. Caracterizar o abuso de drogas, refletindo sobre sua condição de infância e investigar a influência da família no desencadeamento do problema nestas crianças, se configura como o objetivo central deste trabalho. Optando pelo método de pesquisa qualitativa, a investigação se dá a partir dos relatos de crianças e mães atendidas pelo Centro de Referência e Apoio à Criança e ao Adolescente Usuários de Drogas, programa de atendimento especializado da 1ª Vara da Infância e da Juventude de Natal/RN. Os dados foram coletados através de entrevistas semi-estruturadas, com um total de seis sujeitos, sendo três crianças e suas respectivas mães. Através das falas e depoimentos dos sujeitos, busca-se trazer reflexões teóricas que ilustrem as percepções e concepções deles acerca de temas como o uso de drogas, as circunstâncias em que se iniciou o uso, a estrutura e dinâmica familiares, a situação de rua, e outros fatores que comprometem o desenvolvimento da criança no meio em que vive. Comprova-se que o uso de drogas no Brasil, problema que acomete cada vez um maior número de crianças, é um fenômeno multifacetado e complexo, porém, alguns fatores de risco sociais e familiares merecem destaque como forma de subsidiar futuras intervenções na área de prevenção.

Palavras Chave abuso de drogas, infância, família, crianças usuárias de drogas, crianças em situação de rua
Link http://bdtd.bczm.ufrn.br/tedesimplificado/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=82
Referência para Citação ARAÚJO, K. C. V. de, A experiência da criança com a droga :características do uso e circunstâncias familiares. Natal/RN, Dissertação Mestrado. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Mestrado em Psicologia. UFRN, 2006.
Observação Material linkado com o Sistema de Publicação Eletrônica de Teses e Dissertações - Bilblioteca Digital UFRN.


create new tag

Contador de visitas grátis

Pressione Enter para enviar a busca.

Logar