CETAD UFBA

"As drogas, mesmo o crack, são produtos químicos sem alma: não falam, não pensam e não simbolizam. Isto é coisa de humanos. Drogas, isto não me interessa. Meu interesse é pelos humanos e suas vicissitudes."
Antonio Nery Filho

Usuários de drogas: desvelando regras e identidades num grupo em Ponta Grossa- PR

por MACHADO, Ricardo em

« Voltar

Autor Ano Local de Publicação Local Tema
MACHADO, Ricardo 2008 Ponta Grossa Ponta Grossa

Instituição de Origem Estado Instituição Instituição Responsável
Universidade Estadual de Ponta Grossa Paraná Programa de Pós-graduação em Educação, setor de Ciências Humans e Artes

Formato da Obra Formato Disponível Número de Páginas Idioma
Dissertação de Mestrado Texto integral 134 Português

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo analisar um grupo de usuários de drogas e conhecer as razões pelas quais os mantêm próximos, ainda que haja consciência de seus integrantes serem considerados outsiders pela sociedade onde residem. Por intermédio de uma pesquisa exploratória, qualitativa, e com um enfoque baseado na Sociologia e na Antropologia, buscou-se desvelar qual a identidade que assumem esses indivíduos usuários de drogas em função desse agrupamento, bem como desvelar a existência de regras internas nesse grupo. Foram selecionados sete indivíduos integrantes de um mesmo grupo, residentes na Vila Vilela, no município de Ponta Grossa – PR, cujo vício foi desenvolvido ao longo da adolescência e que, apesar de adultos, ainda permanecem como usuários de drogas ilícitas. Ao final, após as análises dos dados, foi possível compreender que esses indivíduos assumem uma identidade de grupo e/ou coletiva e também a existência de regras internas tal qual os demais integrantes da sociedade.

Palavras Chave grupos, droga, identidade, cultura e história
Link http://www.bicen-tede.uepg.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=154
Referência para Citação MACHADO, Ricardo. Usuários de drogas: desvelando regras e identidades num grupo em Ponta Grossa- PR. 2008. 134f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais Aplicadas). Universidade Estadual de Ponta Grossa, Paraná.
Observação Material linkado com o Sistema de Publicação Eletrônica de Teses e Dissertações - Bilblioteca Digital UEPG.


create new tag

Contador de visitas grátis

Pressione Enter para enviar a busca.

Logar