CETAD UFBA

"As drogas, mesmo o crack, são produtos químicos sem alma: não falam, não pensam e não simbolizam. Isto é coisa de humanos. Drogas, isto não me interessa. Meu interesse é pelos humanos e suas vicissitudes."
Antonio Nery Filho

Epidemiologia da infecção pelo vírus da hepatite B em usuários de drogas ilícitas em Campo Grande, MS

por RODRIGUES, Fabiana Perez em

« Voltar

Autor Ano Local de Publicação Local Tema
RODRIGUES, Fabiana Perez 2006 Goiânia Goiânia

Instituição de Origem Estado Instituição Instituição Responsável
Universidade Federal de Goiás Goiás Programa de Pós-Graduação em Enfermagem

Formato da Obra Formato Disponível Número de Páginas Idioma
Dissertação de Mestrado Texto integral 65 Português

Resumo

Com o objetivo de investigar o perfil soroepidemiológico da infecção pelo vírus da hepatite B em usuários de drogas ilícitas (UD) de Campo Grande, MS, 268 UD foram entrevistados sobre dados sócio-demográficos e fatores de risco para a infecção pelo HBV. A seguir, foram coletadas amostras sanguíneas para a detecção dos marcadores sorológicos do HBV (HBsAg? , anti-HBs e anti-HBc) pelo ensaio imunoenzimático (ELISA). A média de idade da população foi de 27,8 anos, houve predomínio de indivíduos do sexo masculino (88%), solteiros (60,5%), brancos (75%), natural do MS (66,8%), de baixa renda (66,3%) e escolaridade (60%). Do total de indivíduos investigados, 10,1% (IC 95%: 6,9 – 14,5) eram positivos para os marcadores da infecção pelo HBV, variando de 9,4% em UD não injetáveis a 14,7% em UD injetáveis. Um indivíduo apresentou positividade para o HBsAg? , dois para o anti-HBc isoladamente e 24 para o anti- HBc e anti-HBs. Somente vinte e seis indivíduos foram positivos apenas para o anti-HBs, indicando vacinação prévia contra hepatite B. Ainda, ter idade igual ou superior a 30 anos e usar de forma irregular preservativos durante relações sexuais foram fatores independentemente associados a infecção pelo HBV (p<0,05). Os resultados desse estudo evidenciam a necessidade de programas de saúde pública para a população de usuários de drogas, com ênfase na prevenção da transmissão sexual, bem como vacinação contra hepatite B.

Palavras Chave Epidemiologia da infecção pelo vírus da hepatite B em usuários de drogas ilícitas em Campo Grande, MS
Link http://bdtd.ufg.br/tedesimplificado/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=293
Referência para Citação RODRIGUES, F.P. Epidemiologia da infecção pelo vírus da hepatite B em usuários de drogas ilícitas em Campo Grande, MS. 2006. 65f. Dissertação (Mestrado em Enfermagem). Universidade Federal de Goiás, Goiás.
Observação Material linkado com o Sistema de Publicação Eletrônica de Teses e Dissertações - Bilblioteca Digital UFG.


create new tag

Contador de visitas grátis

Pressione Enter para enviar a busca.

Logar