CETAD UFBA

"As drogas, mesmo o crack, são produtos químicos sem alma: não falam, não pensam e não simbolizam. Isto é coisa de humanos. Drogas, isto não me interessa. Meu interesse é pelos humanos e suas vicissitudes."
Antonio Nery Filho

Uso de Drogas Psicotrópicas Por Policiais Militares de Goiânia e Aparecida de Goiânia, Goiás, Brasil.

por COSTA, Sérgio Henrique Nascente em

« Voltar

Autor Ano Local de Publicação Local Tema
COSTA, Sérgio Henrique Nascente 2009 Goiânia Goiânia

Instituição de Origem Estado Instituição Instituição Responsável
Universidade Federal de Goiás Goiás Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde

Formato da Obra Formato Disponível Número de Páginas Idioma
Tese de Doutorado Texto integral 162 Português

Resumo

Drogas lícitas, como o álcool, e ilícitas, como a maconha, a cocaína, os opióides e as anfetaminas são utilizadas por milhões de pessoas no mundo. Os prejuízos à saúde ocorrem em virtude da intoxicação aguda ou crônica, e também devido às alterações comportamentais e psicomotoras que essas substâncias provocam nos usuários. Uma das situações que merecem especial atenção é o uso de drogas no ambiente de trabalho, notadamente em empresas e/ou instituições que necessitam de constante concentração e equilíbrio emocional nas atividades laborais. Desta forma, o objetivo deste trabalho foi realizar um levantamento sobre o uso de drogas psicotrópicas em 12 unidades da Polícia Militar do Estado de Goiás, nos municípios de Goiânia e Aparecida de Goiânia. Este levantamento foi feito por meio da aplicação de um questionário e da realização de análise toxicológica, em amostras de urina coletadas no início da jornada de trabalho, para a pesquisa de canabinóides, cocaína, anfetaminas, metanfetaminas, opiáceos e benzodiazepínicos. Os resultados obtidos a partir da aplicação do questionário em 221 sujeitos foram os seguintes: uso na vida – tabaco – 39,9%; álcool – 87,8%; maconha – 8,1%; cocaína – 1,8%; estimulantes – 7,2%; solventes – 10,0%; sedativos, ansiolíticos, antidepressivos – 6,8%; LSD – 0,5%; Bentyl® – 0,5%; anabolic steroids – 5,4%; uso no último ano – tabaco – 15,4%; álcool – 72,9%; estimulantes – 6,3%; solventes – 0.5%; sedativos, ansiolíticos, antidepressivos – 3,7%; uso no mês anterior – tabaco – 14,5%; álcool – 57,5%; estimulantes – 5,0%; solventes – 0,5 %; sedativos, ansiolíticos, antidepressivos – 3,7%. Por outro lado, as 299 amostras de urina obtidas para análise toxicológica foram submetidas aos testes de triagem imunocromatográficos, cujos resultados Resumo xv positivos para canabinóides e anfetaminas foram encaminhados para confirmação por GC/MS. Desta forma, os resultados foram os seguintes: 0,33% de amostras positivas para anfetaminas; 0,67% de amostras positivas para canabinóides; 1,34% para benzodiazepínicos; 97,66% foram de resultados negativos. Assim o percentual total de amostras positivas foi de 2,34%. Não foi encontrado nenhum caso de associação de drogas. Em relação aos casos positivos, 57,1% corresponderam ao uso de benzodiazepínicos; 28,6% ao uso de canabinóides e 14,3% ao uso de anfetaminas. A pesquisa realizada de forma inédita, voluntariamente, em policiais militares revela que estes profissionais, como a comunidade civil em geral, estão sujeitos a riscos semelhantes de se tornarem usuários de drogas lícitas e ilícitas, e alerta em relação à necessidade da implantação de testes de drogas no ambiente de trabalho, visando evitar as conseqüências decorrentes do consumo de substâncias psicoativas.

Palavras Chave drogras psicotrópicas; policiais militares
Link Tese de Doutorado
Referência para Citação COSTA, S.H.N. Uso de Drogas Psicotrópicas Por Policiais Militares de Goiânia e Aparecida de Goiânia, Goiás, Brasil. 2009. 162f. Tese (Doutorado em Ciência da Saúde). Universidade Federal de Goiás, Goiás.
Observação Material linkado com o Sistema de Publicação Eletrônica de Teses e Dissertações - Bilblioteca Digital UFG.


create new tag

Contador de visitas grátis

Pressione Enter para enviar a busca.

Logar