CETAD UFBA

"As drogas, mesmo o crack, são produtos químicos sem alma: não falam, não pensam e não simbolizam. Isto é coisa de humanos. Drogas, isto não me interessa. Meu interesse é pelos humanos e suas vicissitudes."
Antonio Nery Filho

Representações Sociais do Medicamento por Farmacêuticos

por LIMA, Rosemary Sousa Cunha em

« Voltar

Autor Ano Local de Publicação Local Tema
LIMA, Rosemary Sousa Cunha 2001 Campina Grande Campina Grande

Instituição de Origem Estado Instituição Instituição Responsável
Universidade Estadual da Paraíba Paraíba UniversidadInterde? Estadual da Paraíba -Programa isciplinar em Saúde Coletiva

Formato da Obra Formato Disponível Número de Páginas Idioma
Dissertação de Mestrado Texto integral 149 Português

Resumo

Há muito tempo, a Saúde Pública se ressente de uma efetiva atuação do especialista em medicamentos: o farmacêutico. A industrialização, advinda da própria evolução histórica, proporcionou uma grande mudança na vida desse profissional, direcionando-a para eixos marginais da profissão, como as análises clínicas. Com o objetivo de analisar as Representações Sociais do medicamento, realizou-se uma pesquisa com farmacêuticos inscritos no Conselho Regional de Farmácia da Paraíba, seccional Campina Grande, que detinham responsabilidade técnica por farmácias e/ou drogarias na época da coleta dos dados (abril a agosto de 2000). A amostra foi composta por sessenta farmacêuticos, dos quais 56,6% eram graduados há mais de dez anos; 81,7% do sexo feminino; 65% casados e 53,4% possuíam idade superior a trinta e cinco anos. Utilizou-se o questionário misto, a associação de palavras e a entrevista semi-estruturada para a efetivação da triangulação metodológica, como uma forma de aprofundamento da análise das Representações Sociais. Os resultados foram analisados em percentis, freqüência e ordem média de evocação e as entrevistas segundo a análise temática de conteúdo. O Teste de Associação de Palavras evidenciou as palavras saúde, cura e doença como pertencentes ao Núcleo Central; e farmácia, tratamento, cuidados, necessidade, pesquisa, alívio e problemas sociais no Sistema Periférico das Representações Sociais. O medicamento, a atuação do farmacêutico, a propaganda de medicamentos e o genérico foram evocados, simultaneamente, em seus aspectos positivos e negativos, na entrevista. Dentre as categorias apontadas, a conduta do farmacêutico pareceu orientada pelo fato desse profissional ter perdido o poder de oferecer fórmulas “milagrosas” que provocariam a cura ao paciente. Assim, alienados do “fazer”, os profissionais sentem-se distantes de seu objeto de trabalho, mergulham numa crise existencial que guia suas atitudes, resultando na falta de atuação.

Palavras Chave Saúde Pública, Representação Social, Medicamento, Farmacêuticos
Link http://bdtd.uepb.edu.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=60
Referência para Citação LIMA, R. S. C. Representações Sociais do Medicamento por Farmacêuticos. 2001. 149f. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva). Universidade Estadual da Paraíba, Paraíba.
Observação Material linkado com o Sistema de Publicação Eletrônica de Teses e Dissertações - Bilblioteca Digital UEP.


create new tag

Contador de visitas grátis

Pressione Enter para enviar a busca.

Logar