CETAD UFBA

"As drogas, mesmo o crack, são produtos químicos sem alma: não falam, não pensam e não simbolizam. Isto é coisa de humanos. Drogas, isto não me interessa. Meu interesse é pelos humanos e suas vicissitudes."
Antonio Nery Filho

A Religiosidade Vivenciada na Recuperação de Dependentes Químicos

por LUZ, Márcia Maria Carvalho em

« Voltar

Autor Ano Local de Publicação Local Tema
LUZ, Márcia Maria Carvalho 2007 Campinas Campinas

Instituição de Origem Estado Instituição Instituição Responsável
Pontifícia Universidade Católica de Campinas São Paulo PUC - Campinas / Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Centro de Ciências da Vida

Formato da Obra Formato Disponível Número de Páginas Idioma
Dissertação de Mestrado Texto integral 103 Português

Resumo

Trata-se de um estudo qualitativo que teve por objetivo descrever e compreender, a partir de depoimentos pessoais, a religiosidade vivenciada no contexto da recuperação de jovens em tratamento da dependência química. Foram feitas 4 entrevistas, estas posteriormente foram escritas em forma de 4 narrativas e analisadas segundo o método fenomenológico. Os resultados encontrados permitem concluir que a fé religiosa vivenciada na recuperação de dependentes químicos foi importante na medida em que proporcionou esperança e ânimo para que os participantes deste estudo buscassem sua autonomia perante a drogadicção, sendo que em 3 entrevistas, a religiosidade possibilitou um sentido para a vida, uma nova forma de ver a si mesmo e o mundo.

Palavras Chave Religiosidade; juventude; drogadicção
Link http://www.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=332
Referência para Citação LUZ, M. M. C. A Religiosidade Vivenciada na Recuperação de Dependentes Químicos. 2007. 103f. Dissertação (Mestrado em Psicologia como Ciência e Profissão) Pontifícia Universidade Católica de Campinas, São Paulo.
Observação Material linkado com o Sistema de Publicação Eletrônica de Teses e Dissertações - Bilblioteca Digital PUC-CAMPINAS.


create new tag

Contador de visitas grátis

Pressione Enter para enviar a busca.

Logar