CETAD UFBA

"As drogas, mesmo o crack, são produtos químicos sem alma: não falam, não pensam e não simbolizam. Isto é coisa de humanos. Drogas, isto não me interessa. Meu interesse é pelos humanos e suas vicissitudes."
Antonio Nery Filho

Práticas Educativas Parentais em Dependentes Químicos

por GRANETTO, Walter Eduardo em

« Voltar

Autor Ano Local de Publicação Local Tema
GRANETTO, Walter Eduardo 2008 Campinas Campinas

Instituição de Origem Estado Instituição Instituição Responsável
Pontifícia Universidade Católica de Campinas São Paulo PUC - Campinas / Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Centro de Ciências da Vida

Formato da Obra Formato Disponível Número de Páginas Idioma
Dissertação de Mestrado Texto integral 137 Português

Resumo

As práticas educativas parentais são definidas como classes comportamentais emitidas pelos pais que têm o objetivo de suprimir comportamentos indesejáveis e incentivar a ocorrência de comportamentos adequados nos filhos (uso de explicações, de punições ou de recompensas). Assim, este trabalho teve como objetivo descrever as práticas parentais relatadas por jovens internados numa instituição de recuperação de dependentes químicos e discutir com base em outras pesquisas, as possíveis relações de contingência entre as práticas parentais e o comportamento dos participantes. Participaram desta pesquisa nove adolescentes, de ambos os sexos, solteiros, com idades entre 17 a 21 anos, oriundos de famílias biparentais. Para obtenção dos dados foi utilizado ficha de identificação contendo dados sobre a idade e sexo dos participantes, a escolaridade e ocupação dos sujeitos e do casal parental, a renda familiar, o inicio de consumo de substâncias psicoativas, o consumo no último mês que antecedeu a internação e se houveram internações anteriores; um instrumento (Escalas de Qualidade de Interação Familiar – EQIF) e uma entrevista semi-estruturada. Os resultados mostraram que a maioria dos participantes da amostra estudada estava inserida em um ambiente familiar de risco para o desenvolvimento de condutas anti-sociais, pois eram pais que não utilizavam práticas positivas como o envolvimento paterno, supervisão e monitoria eficazes e diálogo com os filhos, mas utilizavam freqüentemente práticas negativas, principalmente a punição verbal e a comunicação negativa, caracterizando assim um ambiente familiar coercitivo. A presente pesquisa demonstrou a importância da família, em especial das práticas educativas, no desenvolvimento de problemas de comportamento nos filhos como o uso e dependência de drogas.

Palavras Chave Relações pais e filhos; práticas educativas parentais; dependência química
Link http://www.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=404
Referência para Citação GRANETTO, W. E. Práticas Educativas Parentais em Dependentes Químicos. 2008. 137f. Dissertação ( Mestrado em Psicologia como Profissão e Ciência).Pontifícia Universidade Católica de Campinas, São Paulo.
Observação Material linkado com o Sistema de Publicação Eletrônica de Teses e Dissertações - Bilblioteca Digital PUC-CAMPINAS.


create new tag

Contador de visitas grátis

Pressione Enter para enviar a busca.

Logar