CETAD UFBA

"As drogas, mesmo o crack, são produtos químicos sem alma: não falam, não pensam e não simbolizam. Isto é coisa de humanos. Drogas, isto não me interessa. Meu interesse é pelos humanos e suas vicissitudes."
Antonio Nery Filho

Lazer e Sociabilidade Juvenil de Usúarios de Drogas em Contexto Risco

por CUNHA, Clara Maria Pereira Carvalho Carneiro da em

« Voltar

Autor Ano Local de Publicação Local Tema
CUNHA, Clara Maria Pereira Carvalho Carneiro da 2006 João Pessoa João Pessoa

Instituição de Origem Estado Instituição Instituição Responsável
Universidade Federal da Paraíba Paraíba Universidade Federal da Paraíba/Programa de Pós-Graduação em Serviço Social

Formato da Obra Formato Disponível Número de Páginas Idioma
Dissertação de Mestrado Texto integral 174 Português

Resumo

Este estudo objetiva analisar as práticas de lazer, encontradas por jovens usuários de drogas, de bairros populares e periféricos de João Pessoa-PB, focalizando suas formas de sociabilidade num contexto de atração pelo risco. Os jovens selecionados para a pesquisa foram os que estavam em tratamento no Centro de Atenção Psicossocial CAPS/Jovem Cidadão), um serviço localizado em João Pessoa, pertencente à Secretaria de Saúde do Estado da Paraíba, que oferece tratamento gratuito. O pressuposto deste estudo é que, devido às exigências sociais contemporâneas impostas aos jovens que, não correspondendo a tais expectativas são tomados por sentimentos de incapacidade e baixa auto-estima, estes, vão buscar nas drogas sensações prazerosas, embora ilusórias, para redução das dores sociais e afetivas, exercendo as mesmas, o papel de diversão e de muletas emocionais que os possibilitam caminhar amparados. O eixo central deste trabalho é que, uma das formas de lazer, o uso abusivo de drogas, deve-se em parte ao impacto da modernidade que vem deteriorando a percepção dos indivíduos sobre si mesmos e, na ânsia de se sentirem poderosos, arriscam-se como forma de pertencimento à sociedade, que os exclui. A análise das falas dos sujeitos demonstra que o uso de drogas por si só é um tipo de lazer diretamente associado ao risco e que, a socialização nos espaços de lazer, mesmo propiciando riscos, é buscada como forma de obtenção de prazer e superação de desafios impostos, para que, ao superarem, encontrem-se em condições de pertencimento social.

Palavras Chave Lazer; sociabilidade juvenil; contexto; droga; risco
Link http://bdtd.biblioteca.ufpb.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=346
Referência para Citação CUNHA, C. M. P. C. C. Lazer e Sociabilidade Juvenil de Usúarios de Drogas em Contexto Risco. 2006. 174 f. Dissertação ( Mestrado em Serviço Social). Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa.
Observação Material linkado com o Sistema de Publicação Eletrônica de Teses e Dissertações - Bilblioteca Digital UFP.


create new tag

Contador de visitas grátis

Pressione Enter para enviar a busca.

Logar