CETAD UFBA

"As drogas, mesmo o crack, são produtos químicos sem alma: não falam, não pensam e não simbolizam. Isto é coisa de humanos. Drogas, isto não me interessa. Meu interesse é pelos humanos e suas vicissitudes."
Antonio Nery Filho

O uso da cannabis sativa (maconha) pelo filho e suas repercussões nas relações familiares

por MANGUEIRA, Renata Torres da Costa em

« Voltar

Autor Ano Local de Publicação Local Tema
MANGUEIRA, Renata Torres da Costa 2005 Recife Recife

Instituição de Origem Estado Instituição Instituição Responsável
Universidade Católica de Pernambuco Pernambuco Universidade Católica de Pérnambuco/ Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação; Centro de Teologia e Ciências Humanas - Psicologia Clínica

Formato da Obra Formato Disponível Número de Páginas Idioma
Dissertação de Mestrado Texto integral 95 Português

Resumo

A existência de um usuário de drogas compromete a organização do sistema familiar, interferindo na qualidade das suas relações. A revelação do uso de droga é um momento crucial no relacionamento entre o usuário e seus familiares, e todas as condutas posteriores dependerão de como transcorre este momento. São recentes, no Brasil, estudos sobre as relações entre o usuário de Cannabis sativa e seus familiares. A ampliação das pesquisas e práticas nesta área poderá ser uma alternativa a mais para tratar a dependência, o que ressalta a relevância da nossa pesquisa. Este trabalho teve como objetivo geral realizar um estudo de caso sobre uma família cujo filho é usuário de Cannabis sativa (maconha) e como objetivos específicos: 1. analisar como os familiares lidam com o uso de Cannabis sativa pelo filho; 2. investigar como o usuário acolhe as interferências de seus familiares diante do seu uso de droga; 3. estudar o que ocorre nesta família, quando o uso de Cannabis sativa pelo filho é revelado. Para a execução da pesquisa, mantivemos contato com um usuário em atendimento no Centro Eulâmpio Cordeiro de Recuperação Humana (CECRH) — instituição de tratamento para usuários e/ou dependentes de substâncias psicoativas pertencente à Rede de Saúde do Estado de Pernambuco — como também com seus familiares. O trabalho foi desenvolvido com base na Teoria Geral dos Sistemas e utilizou, como técnica, a entrevista semidirigida. As conclusões do nosso trabalho demonstraram que, a partir do momento em que a revelação do uso de droga é assumida pela família, o filho passa a ocupar um papel central nas relações familiares. Questões de significativa importância para essa família e que, até então, não haviam sido discutidas, tais como o fato do filho usuário ter nascido para “substituir” uma irmã falecida precocemente; a ausência de cuidados dos pais na vida do filho; o uso abundante de bebidas alcoólicas pela família; a dependência de álcool do avô e do pai; assim como o uso de Cannabis sativa pelo primo, mobilizaram a busca de uma convivência mais saudável entre os membros dessa família, que apresenta intensa disfuncionalidade nas suas propriedades sistêmicas. Concluímos ser essencial a terapia familiar do usuário de droga, para que o sistema retome as possibilidades de funcionamento adequado, solucionando, assim, seus impasses e restaurando a harmonia entre seus membros.

Palavras Chave Família; uso de droga psicoativas; teoria geral dos sistemas.
Link http://www.unicap.br/tede/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=65
Referência para Citação MANGUEIRA, R. T. C. O uso da cannabis sativa (maconha) pelo filho e suas repercussões nas relações familiares. 2005. 95 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia Clínica). Universidade Católica de Pernambuco, Pernambuco.
Observação Material linkado com o Sistema de Publicação Eletrônica de Teses e Dissertações - Bilblioteca Digital UCP.


create new tag

Contador de visitas grátis

Pressione Enter para enviar a busca.

Logar