CETAD UFBA

"As drogas, mesmo o crack, são produtos químicos sem alma: não falam, não pensam e não simbolizam. Isto é coisa de humanos. Drogas, isto não me interessa. Meu interesse é pelos humanos e suas vicissitudes."
Antonio Nery Filho

O Papel da Gestão Educacional no Enfrentamento do Uso do Álcool entre Universitários

por BERTUCCHI, Edilaine Tiraboschi de Oliveira em

« Voltar

Autor Ano Local de Publicação Local Tema
BERTUCCHI, Edilaine Tiraboschi de Oliveira 2007 Presidente Prudente Presidente Prudente

Instituição de Origem Estado Instituição Instituição Responsável
Universidade do Oeste Paulista São Paulo Universidade do Oeste Paulista/Programa de Pós-Graduação

Formato da Obra Formato Disponível Número de Páginas Idioma
Dissertação de Mestrado Texto integral 149 Português

Resumo

Este estudo tratou do uso de álcool no meio acadêmico universitário. Procurou-se constatar o consumo da droga, pelos alunos dos primeiros, penúltimos e últimos termos dos cursos de graduação universitária. O problema que se abordou foi a disseminação e o uso do álcool entre jovens e quais as ações pedagógicas estão presentes na universidade para prevenção, controle e conscientização dos prejuízos de seu uso. O assunto é relevante, pois vem aumentando com grande incidência a experimentação de álcool entre jovens, há necessidade de fazer-se a prevenção do abuso e dependência dessa substância, de forma educativa na universidade. Os resultados da pesquisa auxiliarão na consciência política acadêmica da comunidade universitária para o problema apontado e comunidade local e regional. Como objetivos, pretendeu-se: contribuir com propostas educativas no ambiente curricular, analisar a proximidade e o uso pelo graduando de bebidas alcoólicas e suas motivações; determinar por amostragem a incidência do uso de bebidas alcoólicas entre universitários; verificar o comportamento inicial no 1º termo e compará-la ao penúltimo e último termo, em destaque aos futuros educadores quanto ao uso; ainda propor as intervenções pedagógicas na universidade para educação dos jovens quanto ao uso e abuso da droga. A pesquisa apóia-se no método de investigação quali-quantitativo, estudo de caso com reflexão crítica-teórica e instrumentos como entrevistas semi-estruturadas e questionários. Dos resultados obtidos, podemos verificar que o maior consumo se dá com a entrada dos jovens na universidade, na porcentagem de 20%; na opinião de professores e alunos, não existem projetos para a prevenção e a conscientização dos malefícios do álcool, dado que a gestão educacional não trata este assunto, embora tenha sido apontada a presença de alunos alcoolizados em sala de aula. Os professores entrevistados responderam, na porcentagem de 30%, que a educação não contribui para este tipo de prevenção, 12% não possui opinião formada e outros 12% não souberam opinar. Conclui-se que: professores e gestores sabem que o problema do alcoolismo existe, mas não possuem suporte suficiente para enfrentar o problema.

Palavras Chave Gestão educacional; graduandos; uso de álcool.
Link http://apeclx.unoeste.br/tede/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=69
Referência para Citação BERTUCCHI, E. T. O. O Papel da Gestão Educacional no Enfrentamento do Uso do Álcool entre Universitários. 2007. 149f. Dissertação (Mestrado em Educação). Instituição Educacional e Formação de Educadores. Universidade do Oeste Paulista, São Paulo
Observação Material linkado com o Sistema de Publicação Eletrônica de Teses e Dissertações - Bilblioteca Digital UNOESTE.


create new tag

Contador de visitas grátis

Pressione Enter para enviar a busca.

Logar