CETAD UFBA

"As drogas, mesmo o crack, são produtos químicos sem alma: não falam, não pensam e não simbolizam. Isto é coisa de humanos. Drogas, isto não me interessa. Meu interesse é pelos humanos e suas vicissitudes."
Antonio Nery Filho

Investigação dos Efeitos Adversos Provocados pelos Esteroides Anabolizantes e suas Impurezas de Metais Pesados, na Saúde dos Consumidores

por LUCENA, Rogerio Rocha em

« Voltar

Autor Ano Local de Publicação Local Tema
LUCENA, Rogerio Rocha 2009 Santos Santos

Instituição de Origem Estado Instituição Instituição Responsável
Universidade Católica de Santos São Paulo Universidade Católica de Santos/Programa de Mestrado de Saúde Coletiva

Formato da Obra Formato Disponível Número de Páginas Idioma
Dissertação de Mestrado Texto integral 51 Português

Resumo

O uso indiscriminado de esteróides anabólicos androgênicos (EAA) de base sintética tem gerado conseqüências fisiológicas danosas, e muitas vezes letais para os usuários. Unindo-se a hipótese da existência de contaminação por metais pesados no processo de fabricação destas substâncias sintéticas os riscos tornam-se potencialmente maiores. Esta revisão não sistemática teve como objetivo principal verificar os efeitos adversos provocados pelos esteróides anabolizantes sintéticos (EAA), e suas possíveis impurezas de metais pesados, na saúde dos consumidores destas drogas injetáveis. Observou-se que os agravos mais importantes à saúde dos consumidores de EAA têm como alvo o sistema nervoso, sistema cardiovascular, fígado e rins, órgãos estes, também afetados pela ingestão de metais pesados, potencializando, portanto, os seus efeitos. Em uma simulação conservadora para o consumo do Decanoato de Nandrolona, em doses suprafisiológicas (100 vezes a recomendada) e considerando impurezas da ordem de 1ppm de Cd, 1ppm Pb, 0,5ppm de Hg e 5ppm de As, a contribuição percentual para o valor provisório de ingestão diária tolerável (PTDI) destes metais seria em torno de 8,4%, 2,3%, 18,1% e 19,5% respectivamente.

Palavras Chave Esteróides anabolizantes; decanoato de nandrolana; metais pesados; dosagem.
Link http://biblioteca.unisantos.com.br/tede/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=231
Referência para Citação LUCENA, R. R. Investigação dos Efeitos Adversos Provocados pelos Esteroides Anabolizantes e suas Impurezas de Metais Pesados, na Saúde dos Consumidores. 2009. 51f. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva). Universidade Católica de Santos, São Paulo.
Observação Material linkado com o Sistema de Publicação Eletrônica de Teses e Dissertações - Bilblioteca Digital UCS.


create new tag

Contador de visitas grátis

Pressione Enter para enviar a busca.

Logar