CETAD UFBA

"As drogas, mesmo o crack, são produtos químicos sem alma: não falam, não pensam e não simbolizam. Isto é coisa de humanos. Drogas, isto não me interessa. Meu interesse é pelos humanos e suas vicissitudes."
Antonio Nery Filho

As Vivências de Adolescentes e Jovens com o Crack e suas Relações com as Políticas Sociais Protetoras neste Contexto

por NONTICURI, Amélia Rodrigues em

« Voltar

Autor Ano Local de Publicação Local Tema
NONTICURI, Amélia Rodrigues 2010 Pelotas Pelotas

Instituição de Origem Estado Instituição Instituição Responsável
Universidade Católica de Pelotas Rio Grande do Sul Uiversidade Católica de Pelotas/ Departamento de Políticas Sociais

Formato da Obra Formato Disponível Número de Páginas Idioma
Dissertação de Mestrado Texto integral 144 Português

Resumo

As mudanças ocorridas historicamente nas sociedades ocidentais, marcaram o aumento do uso de substâncias psicoativas, principalmente entre os jovens, cujo acesso foi facilitado pelo desenvolvimento da indústria química, que possibilitou a produção de drogas como a heroína, a cocaína, a morfina, o ecstasy, o crack, entre outras, capazes de gerar forte dependência. As conseqüências do progresso na industrialização e comercialização da droga em nível transnacional, tornou o uso indevido de drogas um problema de saúde pública. O crack é uma droga de rápido efeito, que produz uma fissura intensa e traz várias perdas para familiares, para a comunidade e usuários, oferecendo riscos à própria vida. A pesquisa sobre as vivências dos jovens relacionadas ao crack contribui para conhecer melhor sobre esta droga a partir das experiências vividas, com o objetivo de subsidiar as ações de prevenção e tratamento. A pesquisa mostrará que o crack tem sua importância histórica no sentido de chamar a atenção da sociedade civil e do Estado para a questão do uso de drogas, uma vez que a dependência química não começa pelo crack, mas por outras drogas, com um consumo bem maior como o álcool, o tabaco e a maconha. A pesquisa traz considerações sobre as características da dependência química do crack, o uso relacionado a outras drogas, relações dos usuários com a escola, família, amigos, religião, lazer, envolvimento em situações de risco e a presença das políticas sociais nas experiências de vida dos alunos e usuários entrevistados

Palavras Chave Crack; jovens; vulnerabilidade; políticas
Link http://biblioteca.ucpel.tche.br/tedesimplificado/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=223
Referência para Citação NONTICURI, A. R. As Vivências de Adolescentes e Jovens com o Crack e suas Relações com as Políticas Sociais Protetoras neste Contexto. 2010. 144f. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas). Universidade Católica de Pelotas. Rio Grande do Sul.
Observação Material linkado com o Sistema de Publicação Eletrônica de Teses e Dissertações - Bilblioteca Digital UCP.


create new tag

Contador de visitas grátis

Pressione Enter para enviar a busca.

Logar