CETAD UFBA

"As drogas, mesmo o crack, são produtos químicos sem alma: não falam, não pensam e não simbolizam. Isto é coisa de humanos. Drogas, isto não me interessa. Meu interesse é pelos humanos e suas vicissitudes."
Antonio Nery Filho

Uso de drogas entre estudantes universitários

por GASPARINI, Helena Demétrio em

« Voltar

Autor Ano Local de Publicação Local Tema
GASPARINI, Helena Demétrio 2003 Campo Grande Campo Grande

Instituição de Origem Estado Instituição Instituição Responsável
Universidade Católica Dom Bosco Mato Grosso do Sul Universidade Católica Dom Bosco/Departamento de Comportamento Social e Psicologia da Saúde

Formato da Obra Formato Disponível Número de Páginas Idioma
Dissertação de Mestrado Texto integral 126 Português

Resumo

Esse estudo objetivou conhecer a tendência do uso de drogas lícitas e/ou ilícitas, entre estudantes universitários, para dar subsídios à implantação de um programa de prevenção e qualidade de vida na Universidade Católica Dom Bosco –(UCDB), em Campo Grande, Mato Grosso do Sul. Foi realizado um levantamento epidemiológico entre 1.026 estudantes de graduação dessa instituição, no período de 04 a 19 de novembro de 1999. Foi aplicado um questionário de autopreenchimento, com o anonimato do entrevistado, levando-se em conta o relato e não, propriamente, o consumo de drogas pelos estudantes universitários. Na análise dos resultados, para as drogas em geral, houve o relato de maior uso das drogas lícitas, na vida, no ano, e no mês, com o álcool apresentando as maiores porcentagens de uso, seguido pelo tabaco. O uso pesado de álcool por 9,45% dos estudantes e de tabaco por 9,55% dos estudantes, indica o uso de risco. Na seqüência de maior uso, na vida, destacaram-se os solventes, a maconha, os anfetamínicos e ansiolíticos. Observa-se na análise estatística, um maior uso de ansiolíticos, na vida, pelo sexo feminino e, no sexo masculino, um maior uso de álcool, no mês. pelos relatos nessa pesquisa, com uso freqüente e pesado para o álcool e o tabaco e, de uso ocasional de drogas, nas faixas mais jovens, se confirma a importância das universidades estabelecerem programas de prevenção e intervenção. O uso de drogas é um problema de saúde pública, que requer constantes estudos.

Palavras Chave Drogas; consumo; estudantes universitários; prevenção.
Link http://www.tede.ucdb.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=106
Referência para Citação GASPARINI, H. D. Uso de drogas entre estudantes universitários. 2003. 126f. Dissertação (Mestrado em Psicologia). Universidade Católica Dom Bosco, Mato Grosso do Sul.
Observação Material linkado com o Sistema de Publicação Eletrônica de Teses e Dissertações - Bilblioteca Digital UCDB.


create new tag

Contador de visitas grátis

Pressione Enter para enviar a busca.

Logar