CETAD UFBA

"As drogas, mesmo o crack, são produtos químicos sem alma: não falam, não pensam e não simbolizam. Isto é coisa de humanos. Drogas, isto não me interessa. Meu interesse é pelos humanos e suas vicissitudes."
Antonio Nery Filho

Drogas ilícitas e homicídio juvenil: um estudo acerca dos determinantes socioeconômicos da criminalidade no Brasil

por CASTRO, Lisa Biron de Araújo em

« Voltar

Autor Ano Local de Publicação Local Tema
CASTRO, Lisa Biron de Araújo 2009 Rio de Janeiro Rio de Janeiro

Instituição de Origem Estado Instituição Instituição Responsável
Universidade do Estado do Rio de Janeiro Rio de Janeiro Universidade do Estado do Rio de Janeiro/Programa de Pós-Graduação em Ciências Econômicas

Formato da Obra Formato Disponível Número de Páginas Idioma
Dissertação de Mestrado Texto integral 122 Português

Resumo

Entre tiros, drogas, e aspirações sociais e financeiras, vítimas de um sistema social excludente tornam-se homicidas da noite para o dia, engrossando as estatísticas da criminalidade no Brasil. O presente trabalho, calcado na Teoria Econômica do Crime, investiga os principais determinantes socioeconômicos da criminalidade nos estados brasileiros, entre 2001 e 2005, considerando duas principais modalidades: mercado de drogas ilícitas e homicídios entre jovens. Realizando estimações através de dados em painel, a exemplo de estudos nacionais e internacionais, foi observado entre os resultados que aspectos sociais e econômicos exercem influência sobre o comportamento racional do criminoso, especialmente os indicadores de urbanização, educação e desemprego.

Palavras Chave Economia do crime; painel de dados; drogas ilícitas; homicídio juvenil.
Link http://www.bdtd.uerj.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1452
Referência para Citação CASTRO, L. B. A. Drogas ilícitas e homicídio juvenil: um estudo acerca dos determinantes socioeconômicos da criminalidade no Brasil. 2009. 122f. Dissertação (Mestrado em Ciências Econômicas). Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.
Observação Material linkado com o Sistema de Publicação Eletrônica de Teses e Dissertações - Bilblioteca Digital UERJ.


create new tag

Contador de visitas grátis

Pressione Enter para enviar a busca.

Logar