CETAD UFBA

"As drogas, mesmo o crack, são produtos químicos sem alma: não falam, não pensam e não simbolizam. Isto é coisa de humanos. Drogas, isto não me interessa. Meu interesse é pelos humanos e suas vicissitudes."
Antonio Nery Filho

Considerações Sobre a Clínica Psicanalítica na Instituição Pública Destinada ao Atendimento de Usuários de Álcool e/ou Drogas

por BASTOS, Adriana Dias de Assumpção em

« Voltar

Autor Ano Local de Publicação Local Tema
BASTOS, Adriana Dias de Assumpção 2009 Rio de Janeiro Rio de Janeiro

Instituição de Origem Estado Instituição Instituição Responsável
Universidade do Estado do Rio de Janeiro Rio de Janeiro Universidade do Estado do Rio de Janeiro/Programa de Pós-Graduação em Psicanálise

Formato da Obra Formato Disponível Número de Páginas Idioma
Dissertação de Mestrado Texto integral 145 Português

Resumo

A presente dissertação teve como objetivo investigar a toxicomania a partir da clínica psicanalítica com usuários de álcool e/ou drogas. Empreendeu-se para tanto, uma revisão teórica do campo psicanalítico orientado pela obra freudiana e pelo ensino de Lacan, articulada a uma análise de cinco casos clínicos. O tema e questões relacionadas surgiram dos desafios ante a prática e de uma atitude investigativa, por parte da autora, diante do serviço público assistencial, além de perceber a relevância atribuída ao tema pela sociedade contemporânea em virtude de seu expressivo crescimento como problema de saúde pública. As questões que se colocam no texto podem ser propostas a partir das perguntas: o que é toxicomania? Qual a influência desse signo? __ uma vez que o termo toxicomania significa alguma coisa para alguém, para a medicina, por exemplo, o sintoma é um signo. Quais as consequências para a direção do tratamento de fazer da toxicomania umsintoma, signo da doença? É possível que a toxicomania seja um sintoma, não como signo, mas, como significante, e, como tal, passível de ser decifrado? Portanto, a linha de trabalho segue, inicialmente, a ética da psicanálise e o lugar do psicanalista na instituição pública de saúde; destaca a toxicomania articulada aos discursos, tal como propostos por Jacques Lacan, e suas modalidades de tratamento; aponta os avatares da toxicomania na contemporaneidade; e, por fim, levanta a questão sobre a toxicomania à luz da psicanálise, bem como seu papel no diagnóstico clínico. Nessa perspectiva, foram verificadas duas hipóteses: a toxicomania como um fenômeno clínico e no caso de pacientes cuja estrutura clínica seja neurótica, a toxicomania ser um sintoma. Para Freud, o sintoma é uma formação de compromisso que promove uma satisfação substitutiva. Ao longo do trabalho, verificou-se que, por vezes, a toxicomania também pode ser uma substituição desse tipo.

Palavras Chave Toxicomania; psicanálise
Link http://www.bdtd.uerj.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1100
Referência para Citação BASTOS, A. D. A. Considerações Sobre a Clínica Psicanalítica na Instituição Pública Destinada ao Atendimento de Usuários de Álcool e/ou Drogas. 2009. 145f. Dissertação (Mestrado em Psicanálise). Instituto de Psicologia. Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.
Observação Material linkado com o Sistema de Publicação Eletrônica de Teses e Dissertações - Bilblioteca Digital UERJ.


create new tag

Contador de visitas grátis

Pressione Enter para enviar a busca.

Logar