CETAD UFBA

"As drogas, mesmo o crack, são produtos químicos sem alma: não falam, não pensam e não simbolizam. Isto é coisa de humanos. Drogas, isto não me interessa. Meu interesse é pelos humanos e suas vicissitudes."
Antonio Nery Filho

Violência: drogas e aspectos emocionais dos apenados do presídio de São Leopoldo

por TAVARES, Gislaine Cristina Pereira em

« Voltar

Autor Ano Local de Publicação Local Tema
TAVARES, Gislaine Cristina Pereira 2009 São Leopoldo São Leopoldo

Instituição de Origem Estado Instituição Instituição Responsável
Universidade do Vale do Rio dos Sinos Rio Grande do Sul Universidade do Vale do Rio dos Sinos/Programa de Pós-Graguação em Psicologia

Formato da Obra Formato Disponível Número de Páginas Idioma
Dissertação de Mestrado Texto integral 104 Português

Resumo

O presente artigo consiste em uma pesquisa bibliográfica da literatura, baseada em artigos selecionados nas fontes eletrônicas: Scielo, Pub Med e Web of Science no período entre 1998 a 2008; nas quais foram encontrados 408 artigos e, destes, foram utilizados 60, para a discussão, juntamente com 23 livros e teses que abordam a problemática da violência e sua relação com aspectos emocionais e uso abusivo/dependência de álcool ou outras drogas, enfatizando o contexto da instituição penal. O trabalho tem por finalidade analisar a relação entre o comportamento violento e a dependência química na população carcerária. Inicia com a contextualização da violência, relacionando com aspectos emocionais, transtornos mentais e dependência química nos homens presos. Conclui-se, que o uso abusivo de drogas é um importante fator de risco para a violência e pesquisas nessa área são de grande relevância, pois se considera que o comportamento agressivo pode ser modificado, porém, a punição não gera transformação se não houver investimento também nos cuidados com os demais aspectos envolvidos nas situações de violência, destacando-se aqui os emocionais.

Palavras Chave Violência; agressividade; depressão; ansiedade; auto-estima; drogas
Link http://bdtd.unisinos.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1124
Referência para Citação TAVARES, G. C. P. Violência: drogas e aspectos emocionais dos apenados do presídio de São Leopoldo. 2009. 104f. Dissertação (Mestrado em Psicologia Clínica). Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Rio Grande do Sul
Observação Material linkado com o Sistema de Publicação Eletrônica de Teses e Dissertações - Bilblioteca Digital UNISINOS.


create new tag

Contador de visitas grátis

Pressione Enter para enviar a busca.

Logar