CETAD UFBA

"As drogas, mesmo o crack, são produtos químicos sem alma: não falam, não pensam e não simbolizam. Isto é coisa de humanos. Drogas, isto não me interessa. Meu interesse é pelos humanos e suas vicissitudes."
Antonio Nery Filho

Estratégias de midiatização das drogas: Estudo de uma campanha de prevenção às drogas promovida pela CTDIA

por CHAGAS, Arnaldo Toni Sousa das em

« Voltar

Autor Ano Local de Publicação Local Tema
CHAGAS, Arnaldo Toni Sousa das 2009 São Leopoldo São Leopoldo

Instituição de Origem Estado Instituição Instituição Responsável
Universidade do Vale do Rio dos Sinos Rio Grande do Sul Universidade do Vale do Rio dos Sinos/Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação

Formato da Obra Formato Disponível Número de Páginas Idioma
Tese de Doutorado Texto integral 284 Português

Resumo

Nesta tese nos propomos investigar a midiatização do fenômeno das drogas através de uma ampla campanha de prevenção desenvolvida pela ONG CTDia e pela agência de publicidade OpusMúltipla? . O foco da pesquisa examina as estratégias e operações desenvolvidas, procurando chamar atenção para a natureza complexa da campanha, ao tomar como referências vários campos sociais, principalmente, operações midiáticas. A problemática das drogas, sob forma de uma campanha, é vista nesta tese como um fenômeno amplo, complexo e multifacetado, chamando atenção para uma estratégia que é desenvolvida por campos não midiáticos, levando em conta a existência e o funcionamento da midiatização. Propomos-nos, assim, saber por que uma área tão sólida, que trata das drogas produz um manejo estratégico de uma campanha, com auxilio de operações midiáticas, sendo contaminada pela sua lógica para fazer um ponto de vista se tornar público. As ações preventivas contra o uso de drogas existem há décadas, enquanto que, paradoxalmente, seu consumo aumenta todos os anos. Assim, buscamos saber o que está em jogo nesse tipo de empreendimento discursivo e simbólico, sobretudo, por que há um interesse social e institucional constante em mostrar que se trata de uma problemática social séria. Por fim, procuramos elucidar, dentro de um dado contexto sócio-histórico, frente às interações dos campos sociais, instituições e discursos, que tipo de especificidades essa campanha promove na ocasião em que se apropria de operações do campo midiático para sua construção.

Palavras Chave Midiatização; droga; campanha publicitária; estratégias; sentidos; ideologias.
Link http://bdtd.unisinos.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=984
Referência para Citação CHAGAS, A. T. S. Estratégias de midiatização das drogas: Estudo de uma campanha de prevenção às drogas promovida pela CTDIA. 2009. 284f. Tese (Doutorado em Ciências da Comunicação). Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Rio Grande do Sul.
Observação Material linkado com o Sistema de Publicação Eletrônica de Teses e Dissertações - Bilblioteca Digital UNISINOS.


create new tag

Contador de visitas grátis

Pressione Enter para enviar a busca.

Logar