CETAD UFBA

"As drogas, mesmo o crack, são produtos químicos sem alma: não falam, não pensam e não simbolizam. Isto é coisa de humanos. Drogas, isto não me interessa. Meu interesse é pelos humanos e suas vicissitudes."
Antonio Nery Filho

O silêncio dos docentes: a droga e a violência nas escolas

por SANT´ANA, Deise Franco em

« Voltar

Autor Ano Local de Publicação Local Tema
SANT´ANA, Deise Franco 2007 Maceió Maceió

Instituição de Origem Estado Instituição Instituição Responsável
Universidade Federal de Alagoas Alagoas Universidade Federal de Alagoas/Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira

Formato da Obra Formato Disponível Número de Páginas Idioma
Dissertação de Mestrado Texto integral 111 Português

Resumo

Esta pesquisa resulta da confluência de dois campos de interesse – o medo dos professores diante da violência motivada pelo tráfico de drogas nas escolas públicas da periferia de Maceió e como tudo isso interfere no processo pedagógico. Objetivou-se com esse estudo de abordagem qualitativa, compreender por que a escola silencia diante dessa violência, e se põe num dilema entre denunciar e não denunciar. Utilizaram-se, para isso, entrevistas realizadas com três professores de escolas estaduais e municipais de Maceió, bem como coleta em jornais alagoanos, de depoimentos de professores (também de escolas púbicas) vitimados pela violência. A partir disso, buscou-se identificar as condições de produção dos discursos desses professores. Além disso, discutiu-se a relação entre as influências do contexto em interação com esses sujeitos específicos dentro da escola e o silêncio sobre a violência das drogas, sob uma perspectiva psicanalítica. Tomou-se como referencial teórico para Análise do Discurso (AD), os pressupostos de Michel Pêcheux (2004), perspectiva teórica que propõe um imbricamento entre Lingüística e Psicanálise. Da primeira toma-se a linguagem e da segunda toma-se o conceito de inconsciente, a idéia de falha que coloca a possibilidade de deslocamento de sentidos, de transformações, de novas interpretações. Ainda como referencial teórico, recorreu-se a La Taille (2002) para entender a relação entre violência e ética; a Freud e Lacan como suporte psicanalítico para compreensão das relações interpessoais dos atores envolvidos no espaço escola-comunidade, dos silenciamentos diante da violência das drogas e das relações de perversão que permeiam essas relações. Os resultados permitiram compreender o lugar social do professor. Falando sobre a violência ele critica e nega a violência como estratégia de defesa da própria vida, pois ciente de que o tráfico e a delinqüência permitem estruturações perversas das relações de poder, abrindo portas para pactos bárbaros entre o tráfico e o Estado, mais propensos ao domínio de territórios e de grupos pelo uso da força bruta. A análise permitiu concluir que existe uma relação de sentidos que é mais forte; a “lei do silêncio” que existe há tempos ainda tem mais força do que o discurso jurídico atual, incapaz de transformar as práticas. Ainda que o discurso jurídico defina o procedimento, no caso da violência das drogas, ser denunciada pelo professor, a ausência de segurança por parte do Estado e o fortalecimento do poder do traficante acabam por silenciar o professor. O silenciamento ocorre porque o que se demanda da escola – reconhecer e denunciar – é um papel que ela não consegue cumprir: a dúvida que se coloca devido à tensão constitutiva de duas posições em conflito que geram ordens discursivas distintas, levando ao silêncio.

Palavras Chave Análise do discurso; violência na escola; droga; medo; silêncio
Link http://bdtd.ufal.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=277
Referência para Citação SANT´ANA, D. F. O silêncio dos docentes: a droga e a violência nas escolas. 2007. 111f. Dissertação (Mestrado em Educação Brasileira). Universidade Federal de Alagoas, Alagoas.
Observação Material linkado com o Sistema de Publicação Eletrônica de Teses e Dissertações - Bilblioteca Digital UFAL.


create new tag

Contador de visitas grátis

Pressione Enter para enviar a busca.

Logar