CETAD UFBA

"As drogas, mesmo o crack, são produtos químicos sem alma: não falam, não pensam e não simbolizam. Isto é coisa de humanos. Drogas, isto não me interessa. Meu interesse é pelos humanos e suas vicissitudes."
Antonio Nery Filho

A espiritualidade e a religiosidade na recuperação de dependentes químicos

por VITT, Samanta Juliana dos Santos em

« Voltar

Autor Ano Local de Publicação Local Tema
VITT, Samanta Juliana dos Santos 2009 São Leopoldo São Leopoldo

Instituição de Origem Estado Instituição Instituição Responsável
Faculdade Escola Superior de Teologia Rio Grande do Sul Faculdade Escola Superior de Teologia/Programa de Pós-Graduação em Teologia

Formato da Obra Formato Disponível Número de Páginas Idioma
Dissertação de Mestrado Texto integral 64 Português

Resumo

A presente pesquisa propõe investigar a influência da religiosidade e da espiritualidade na recuperação de dependentes químicos em abstinência, bem como compreender que fatores são apontados como importantes na recuperação, observar se há influência positiva do desenvolvimento da espiritualidade na recuperação da dependência química, além de pesquisar na literatura a importância do desenvolvimento da espiritualidade para a saúde mental. Este estudo adotou as metodologias qualitativa e quantitativa, e a amostra foi composta por 10 dependentes químicos em recuperação. Os instrumentos utilizados foram: Um breve protocolo com informações sóciodemográficas, escala de coping religioso espiritual (CRE) e um questionário individual, semi-estruturado criado pela autora. Os resultados obtidos nesse estudo demonstram que 70% dos entrevistados atribuíram a religiosidade/espiritualidade como principal fator para alcançar e manter-se abstinentes. De modo geral, pelos resultados de pesquisas já realizadas nessa área, e pelos achados encontrados neste estudo, fica evidente a necessidade de os tratamentos médicos convencionais incluírem em suas abordagens terapêuticas a espiritualidade/religiosidade do paciente, não só como um item coadjuvante ao tratamento, mas como item indispensável para o bem-estar do ser humano em todos seus aspectos e dimensões.

Palavras Chave Espiritualidade; religiosidade; dependência química
Link http://tede.est.edu.br/tede/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=153
Referência para Citação VITT, S. J. S. A espiritualidade e a religiosidade na recuperação de dependentes químicos. 2009. 64f. Dissertação (Mestrado em Teologia). Faculdade Escola Superior de Teologia, Rio Grande do Sul.
Observação Material linkado com o Sistema de Publicação Eletrônica de Teses e Dissertações - Bilblioteca Digital EST.


create new tag

Contador de visitas grátis

Pressione Enter para enviar a busca.

Logar