CETAD UFBA

"As drogas, mesmo o crack, são produtos químicos sem alma: não falam, não pensam e não simbolizam. Isto é coisa de humanos. Drogas, isto não me interessa. Meu interesse é pelos humanos e suas vicissitudes."
Antonio Nery Filho

Uma casa de preto-velho para marinheiros cariocas: a religiosidade em adeptos da Barquinha da Madrinha Chica no estado do Rio de Janeiro

por COSTA, Cristiane Albuquerque em

« Voltar   Imprimir

Autor Ano Local de Publicação Local Tema
COSTA, Cristiane Albuquerque 2008    

Instituição de Origem Estado Instituição Instituição Responsável
    Núcleo Interdiscipinar de Estudos sobre Psicoativos - NEIP

Formato da Obra Formato Disponível Número de Páginas Idioma
Dissertação de Mestrado Texto integral 178 Português

Resumo
Esta dissertação pretendeu investigar o processo de construção da religiosidade em adeptos e freqüentadores da filial carioca do Centro Espírita Obras de Caridade Príncipe Espadarte (a Igrejinha). A Igrejinha faz parte de um sistema religioso sincrético (Barquinha) que surgiu no estado do Acre e que utiliza em seus rituais uma beberagem psicoativa, ayahuasca (conhecida popularmente por daime), como sacramento. Através do tipo específico de trabalho mediúnico aí desenvolvido, que é vinculado ao uso do daime e direcionado por entidades espirituais da linha de umbanda (os pretos-velhos), foi possível mapear a formação de uma religiosidade que é agenciada pelo grupo, mas vivenciada individualmente. Esta, por sua vez, foi investigada através da observação participante e por meio da pesquisa sobre a formação do centro bem como de seus membros. A experiência do pesquisador em campo a partir de uma ótica nativa atuou também como uma eficaz ferramenta metodológica. Em um contexto de pós-modernidade onde o trânsito religioso abre espaço para um fluxo constante de relações entre indivíduos de diferentes grupos, a Igrejinha formou-se a partir de buscas e encontros entre pessoas que, muito mais que uma religião, passaram a experienciar uma religiosidade.

Palavras Chave Ayahuasca/Santo Daime,Religiões Ayahuasqueiras Brasileiras,Barquinha,Religiosidade,Preto-Velho
Link http://www.neip.info/downloads/textos%20novos/Cristiane_Albuquerque_web_-_01.pdf
Referência para Citação  
Observação  


create new tag

Contador de visitas grátis

Pressione Enter para enviar a busca.

Logar