CETAD UFBA

"As drogas, mesmo o crack, são produtos químicos sem alma: não falam, não pensam e não simbolizam. Isto é coisa de humanos. Drogas, isto não me interessa. Meu interesse é pelos humanos e suas vicissitudes."
Antonio Nery Filho

CURAS E MILAGRES: O RECONHECIMENTO DE JOSÉ GABRIEL DA COSTA COMO MESTRE SUPERIOR

por ANDRADE, Afrânio Patrocínio de em

« Voltar   Imprimir

Autor Ano Local de Publicação Local Tema
ANDRADE, Afrânio Patrocínio de ?    

Instituição de Origem Estado Instituição Instituição Responsável
?   Núcleo Interdiscipinar de Estudos sobre Psicoativos - NEIP

Formato da Obra Formato Disponível Número de Páginas Idioma
Artigo em Site Texto integral 12 Português

Resumo
Este artigo é resultado de pesquisa de campo que realizamos atentamente ao longo de vinte anos. Nesta pesquisa, o procedimento adotado foi a observação dos temas tratados exclusivamente em sessão de escala da União do Vegetal (UDV), seguido de entrevistas formais e informais com pessoas que, direta ou indiretamente, participaram das narrativas coletadas. Trata-se de uma pesquisa participativa na medida em que o pesquisador, na condição de integrante da comunidade religiosa, evitou deliberadamente emitir sua opinião sobre as narrativas coletadas, selecionando os conteúdos de potencial interesse para aqueles que, de alguma forma, acreditam no que lhes é transmitido. Em síntese, o texto trata do Mestre e de narrativas de acontecimentos que podem, de alguma forma, indicar sua condição de Mestre superior. Para tanto, são coletados testemunhos que sinalizam nessa direção, entre os quais, relatos de curas e, inclusive, da ressurreição de uma pessoa.

Palavras Chave União do Vegetal,Hoasca/Ayahuasca,José Gabriel da Costa/Mestre Gabriel,Cura,Narrativas
Link http://www.neip.info/html/objects/_downloadblob.php?cod_blob=351
Referência para Citação ANDRADE, Afrânio P. Curas e milagres: o reconhecimento de José Gabriel da Costa como Mestre Superior. Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre Psicoativos (NEIP). 2008
Observação  


create new tag

Contador de visitas grátis

Pressione Enter para enviar a busca.

Logar