CETAD UFBA

"As drogas, mesmo o crack, são produtos químicos sem alma: não falam, não pensam e não simbolizam. Isto é coisa de humanos. Drogas, isto não me interessa. Meu interesse é pelos humanos e suas vicissitudes."
Antonio Nery Filho

Redução de danos do uso indevido de drogas no contexto da escola promotora de saúde

por MOREIRA, Fernanda Gonçalves; SILVEIRA, Dartiu Xavier da; ANDROELI, Sérgio Baxter em

« Voltar

Autor Ano Local de Publicação Local Tema
MOREIRA, Fernanda Gonçalves; SILVEIRA, Dartiu Xavier da; ANDROELI, Sérgio Baxter 2006 Rio de Janeiro Rio de Janeiro

Instituição de Origem Estado Instituição Instituição Responsável
Ciência & Saúde Coletiva Rio de Janeiro  

Formato da Obra Formato Disponível Número de Páginas Idioma
Artigo em Site Texto integral 10 Português

Resumo

Este trabalho tem por objetivo revisar os modelos de prevenção do uso indevido de drogas em ambiente escolar, relacionando-os aos conceitos de "promoção de saúde" e "escola promotora de saúde", e propor um modelo de intervenção. Os modelos de intervenção são múltiplos, os resultados provenientes das avaliações de impacto são modestos. As abordagens preventivas mais promissoras ampliam o campo de intervenções para o ambiente físico e social, enfocando a saúde como um todo, aproximando-se do conceito de promoção de saúde. A aplicação deste no âmbito escolar resultou no conceito de escola promotora de saúde. Esta pode ser definida como a escola com políticas, procedimentos, atividades e estrutura que resultem na proteção e promoção à saúde e ao bem-estar de todos os membros da comunidade escolar. A proposta da "redução de danos", pensada como estratégia de prevenção, converge para a da escola promotora de saúde, e neste sentido propomos ações de promoção de saúde pautadas por: objetivos amplos e escalonados; ruptura com o maniqueísmo; ações inclusivas; parcerias intersetoriais; incentivo à autonomia dos alunos; abordagem do indivíduo em toda a sua complexidade. Esta proposta amplia a abrangência da intervenção para todos os alunos, independentemente se estes já experimentaram, já fizeram ou fazem algum uso de substâncias psicoativas.

Palavras Chave Drogas, Educação, Prevenção, Redução de danos, Escola promotora de saúde
Link http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232006000300028&lng=en&nrm=iso
Referência para Citação MOREIRA, Fernanda Gonçalves; SILVEIRA, Dartiu Xavier da and ANDREOLI, Sérgio Baxter. Redução de danos do uso indevido de drogas no contexto da escola promotora de saúde. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2006, vol.11, n.3, pp. 807-816.
Observação Material linkado com o Programa de Orientação e Assistência a Dependêntes (PROAD) .


create new tag

Contador de visitas grátis

Pressione Enter para enviar a busca.

Logar