CETAD UFBA

"As drogas, mesmo o crack, são produtos químicos sem alma: não falam, não pensam e não simbolizam. Isto é coisa de humanos. Drogas, isto não me interessa. Meu interesse é pelos humanos e suas vicissitudes."
Antonio Nery Filho

Drogas na adolescencia : um estudo sobre exposição e riscos associados

por LIMA, Elson da Silva em

« Voltar

Autor Ano Local de Publicação Local Tema
LIMA, Elson da Silva 2000 Campinas Campinas

Instituição de Origem Estado Instituição Instituição Responsável
Universidade Estadual de Campinas São Paulo Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva

Formato da Obra Formato Disponível Número de Páginas Idioma
Tese de Doutorado Texto integral 194 Português

Resumo

Esta tese baseia-se num estudo epidemiológico transversal ("survey"), realizado numa amostra de 1328 estudantes, com idade entre 12 e 20 anos, matriculados em 7 escolas públicas do Município de Campinas e uma escola pública do Município de Jaguariúna, Estado de São Paulo. O estudo apurou, entre os entrevistados, variáveis socioeconômicas, coeficientes de prevalência de consumo de substâncias psicoativas lícitas e ilícitas e percepção dos entrevistados quanto à facilidade para obtenção dessas substâncias. A coleta de dados foi feita por meio de um questionário fechado, anônimo e de auto-preenchimento. Os principais resultados obtidos foram: 21,6% (IC95%: 19,5-23,9) de prevalência de consumo ao longo da vida para as drogas ilícitas pesquisadas (inalantes, maconha, cocaína entre outras), 85,5 (IC95% 83,5-87,4) para bebidas alcoólicas, 47,8% (IC95%: 45,0-50,5) para cigarro de tabaco e 9,3% para tranqüilizantes (IC95%: 7,8-11,0); a média de idade da amostra é 16,0 (mediana 16,0, desvio-padrão 2,2). Os resultados aferidos indicam que o consumo de drogas ilícitas em Campinas apresenta-se elevado em relação ao restante do país; a questão do acesso mostra que, apesar da percepção de facilidade em muitos dos entrevistados que experimentaram drogas ilícitas, o uso mais freqüente, representado pelo uso nos últimos trinta dias anteriores à entrevista, não apresenta associações significativas, contrariando assim um dos principais postulados sobre a questão que aponta esta facilidade como um dos fatores de risco fundamentais para o consumo. Além disto. o autor desenvolve uma discussão sobre os paradigmas de estudo da questão 'uso indevido de drogas', apontando suas incongniências e indicando um modelo sistêmico de saúde pública, tendo a unidade primária de .saúde como /ocus privilegiado para o atendimento aos pacientes com problemas devido ao uso abusivo de drogas. O objetivo da discussão levantada é de prevenir e/ou diminuir os problemas sociais e sanitários provocados pela drogadição. Palavras-chaves: Drogas, adolescência, uso indevido, epidemiologia

Palavras Chave Drogas , Drogas - Epidemiologia , Maconha , Cocaina
Link Tese de Doutorado
Referência para Citação LIMA, E. S. Drogas na adolescencia : um estudo sobre exposição e riscos associados. 2000, 194f. Tese (Doutorado em Saude Coletiva), Universidade Estadual de Campinas, São Paulo.
Observação Material linkado com o Sistema de Publicação Eletrônica de Teses e Dissertações - Biblioteca Digital UNICAMP


create new tag

Contador de visitas grátis

Pressione Enter para enviar a busca.

Logar