CETAD UFBA

"As drogas, mesmo o crack, são produtos químicos sem alma: não falam, não pensam e não simbolizam. Isto é coisa de humanos. Drogas, isto não me interessa. Meu interesse é pelos humanos e suas vicissitudes."
Antonio Nery Filho

Uso de drogas, marcadores sociais e corporalidades : uma perspectiva comparada

por Taniele Cristina Rui em

« Voltar

Autor Ano Local de Publicação Local Tema
Taniele Cristina Rui 2007 Campinas Campinas

Instituição de Origem Estado Instituição Instituição Responsável
Universidade Estadual de Campinas São Paulo Universidade Estadual de Campinas . Instituto de Filosofia e Ciências Humanas

Formato da Obra Formato Disponível Número de Páginas Idioma
Dissertação de Mestrado Texto integral 161 Português

Resumo

Esta pesquisa pretende descrever e apreender distintas concepções e práticas do uso de "drogas". Para tanto, são descritos e analisados três grupos: ex-usuários que passam por tratamento de recuperação de "drogas", "meninos de rua" e estudantes universitários. Proponho que as diferenças entre os modos de conceber esses usos podem nos indicar caminhos para complexificar a questão das "drogas" na contemporaneidade; para o entendimento das classificações sociais e dos processos sociais envolvidos no consumo de "drogas" e na relação entre os grupos consumidores, bem como para o modo que o tema é abordado pelas ciências sociais. Temáticas essas que ganham em profundidade quando a materialidade do corpo e das "drogas" adquirem lugar nesta discussão.

Palavras Chave Drogas - Utilização , Drogas - Aspectos sociais , Corpo , Antropologia urbana , Etnografia - Trabalhos de campo
Link Dissertação de Mestrado
Referência para Citação RUI, T. C. Uso de drogas, marcadores sociais e corporalidades : uma perspectiva comparada. 2007, 161f. Dissertação (Mestrado em Filosofia e Ciências Humanas), Universidade Estadual de Campinas, São Paulo.
Observação Material linkado com o Sistema de Publicação Eletrônica de Teses e Dissertações - Biblioteca Digital UNICAMP


create new tag

Contador de visitas grátis

Pressione Enter para enviar a busca.

Logar