CETAD UFBA

"As drogas, mesmo o crack, são produtos químicos sem alma: não falam, não pensam e não simbolizam. Isto é coisa de humanos. Drogas, isto não me interessa. Meu interesse é pelos humanos e suas vicissitudes."
Antonio Nery Filho

O uso, o abuso e a dependencia de drogas : da teoria a prática num serviço universitario

por SEIBEL, Sérgio Dario em

« Voltar

Autor Ano Local de Publicação Local Tema
SEIBEL, Sérgio Dario 1995 Campinas Campinas

Instituição de Origem Estado Instituição Instituição Responsável
Universidade Estadual de Campinas São Paulo Universidade Estadual de Campinas . Faculdade de Ciências Médicas

Formato da Obra Formato Disponível Número de Páginas Idioma
Tese de Doutorado Texto integral 227 Português

Resumo

Esta tese representa a experiência de instalação de um núcleo de atenção integral e integrada ao usuário de drogas em um Serviço Universitário no Brasil. Apresenta uma revisão nos conceitos básicos, a compreensão do fenômeno de dependência a drogas, o histórico e modalidades socioculturais da utilização, abrangendo estudo cuidadoso das complicações c1ínicas relacionadas ao uso da droga. Relata a experiência, desde a criação do projeto até a sua implantação em área universitária, situação considerada pelo autor como ideal para seu funcionamento. Elabora o perfil dos demandantes e sua trajetória pelos Setores de Métodos Estatísticos e Quantitativos e de Atenção Secundária, bem como uma abertura à comunidade, no Setor de Atenção Primária. É um enfoque médico-psiquiátrico do tema e constitui subsídio para profissionais de outras áreas c1ínicas. O Núcleo de Estudos e Pesquisas em Uso de Drogas (NEPAD) pode ser considerado um incentivo para a abertura de outros núcleos a serem implantados no Brasil, respeitando-se as especificidades regionais, de acordo com os critérios da Lei 6368/76 sobre entorpecentes

Palavras Chave Toxicomanos - Reabilitação , Drogas - Abuso - Aspectos sociais , Toxicomania
Link Tese de Doutorado
Referência para Citação SEIBEL, Sérgio Dario. O uso, o abuso e a dependencia de drogas : da teoria a prática num serviço universitario. 1995, 227f. Tese (Doutorado em Ciências Médicas), Universidade Estadual de Campinas, São Paulo.
Observação Material linkado com o Sistema de Publicação Eletrônica de Teses e Dissertações - Biblioteca Digital UNICAMP


create new tag

Contador de visitas grátis

Pressione Enter para enviar a busca.

Logar