CETAD UFBA

"As drogas, mesmo o crack, são produtos químicos sem alma: não falam, não pensam e não simbolizam. Isto é coisa de humanos. Drogas, isto não me interessa. Meu interesse é pelos humanos e suas vicissitudes."
Antonio Nery Filho

A perspectiva da redução de danos com usuários de drogas : um olhar sobre os modos éticos de existência

por BRASIL, Caroline Schneider em

« Voltar

Autor Ano Local de Publicação Local Tema
BRASIL, Caroline Schneider 2003 Rio Grande do Sul Rio Grande do Sul

Instituição de Origem Estado Instituição Instituição Responsável
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Rio Grande do Sul Instituto de Psicologia. Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social e Institucional.

Formato da Obra Formato Disponível Número de Páginas Idioma
Dissertação de Mestrado Texto integral 166 Português

Resumo

Esta dissertação surge das inquietações e percepções vivenciadas, cotidianamente, junto a pessoas que convivem com a questão do uso e abuso de drogas e muitas vezes também, com o fato de serem portadoras do vírus HIV/Aids. Na Parte I, apresentamos e problematizamos a Redução de Danos atravessada pela perspectiva genealógica de análise proposta por Michel Foucault, apontando para as relações entre a constituição de verdades, saberes e exercício de dispositivos de poder, tanto no que diz respeito à relação entre a Perspectiva de Redução de Danos e a Política Anti-Drogas, quanto no próprio operar da redução de danos enquanto um modo de intervenção singular, tomando falas de usuários de drogas e/ou redutores de danos como a fonte mais vociferante para a construção destas relações. Na Parte II, traçamos a partir da perspectiva genealógica de análise, algumas relações entre os diferentes modos de intervenção dirigidos ao uso e abuso de drogas, apontando as relações de saber-poder que sustentam as práticas dos campos da psiquiatria biológica, psicanálise e as de cunho religioso. Por fim, construímos uma tecitura que demarca sob a forma de “um olhar”, o percurso que engendra os diferentes modos de exercício ético e constituição moral, acompanhando a visitação que fez Michel Foucault às culturas da antiguidade grega, passando pelos estóicos e epicuristas até o fortalecimento do cristianismo. Para a contextualização do cristianismo, tomamos Nietzsche e com Freud trazemos questões importantes na constituição do sujeito moral moderno que nos atravessa na contemporaneidade, subjetiva e culturalmente.

Palavras Chave Abuso de drogas; Ética
Link Dissertação de Mestrado
Referência para Citação BRASIL, C. S. A perspectiva da redução de danos com usuários de drogas : um olhar sobre os modos éticos de existência. 2003, 166f. Tese(Dissertação de Mestrado) Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Observação Material linkado com o Sistema de Publicação Eletrônica de Teses e Dissertações - Bilblioteca Digital UFRGS.


create new tag

Contador de visitas grátis

Pressione Enter para enviar a busca.

Logar