CETAD UFBA

"As drogas, mesmo o crack, são produtos químicos sem alma: não falam, não pensam e não simbolizam. Isto é coisa de humanos. Drogas, isto não me interessa. Meu interesse é pelos humanos e suas vicissitudes."
Antonio Nery Filho

A Carreira do Drodadicto

por GADBEM, Mauricio Miguel em

« Voltar

Autor Ano Local de Publicação Local Tema
GADBEM, Mauricio Miguel 2004 Campinas Campinas

Instituição de Origem Estado Instituição Instituição Responsável
Universidade Estadual de Campinas São Paulo UNICAMP: Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas

Formato da Obra Formato Disponível Número de Páginas Idioma
Dissertação de Mestrado Texto integral 200 Português

Resumo

O autor, a partir da experiência prática com usuários compulsivos de drogas, internados em uma clínica psiquiátrica, desenvolve a hipótese de que estes pacientes não possuem desenvolvida a capacidade para pensar de forma simbólica, conseqüente a uma falha no exercício da função paterna na sua formação. Esta limitação à simbolização estaria na origem de um comportamento onipotente, que inclui, entre suas formas de manifestação, o uso compulsivo de drogas. O uso de drogas funcionaria como um ?objeto transicional?, utilizado principalmente durante a adolescência, período interpretado como um ?espaço potencial?. A internação hospitalar seria um recurso de grande utilidade se pudesse exercer a função paterna para o desenvolvimento do indivíduo que ali se interna, bem como, para sua família

Palavras Chave Adolescencia , Desenvolvimento humano , Interpretações psicanaliticas , Drogas
Link http://cutter.unicamp.br/document/?code=vtls000331787&fd=y
Referência para Citação GADBEM, M. M. A Carreira do Drodadicto. 2004. 200f. Dissertação (Mestrado em Ciências Médicas). Universidade Estadual de Campinas, São Paulo.
Observação Material linkado com o Sistema de Publicação Eletrônica de Teses e Dissertações - Bilblioteca Digital UNICAMP .


create new tag

Contador de visitas grátis

Pressione Enter para enviar a busca.

Logar