CETAD UFBA

"As drogas, mesmo o crack, são produtos químicos sem alma: não falam, não pensam e não simbolizam. Isto é coisa de humanos. Drogas, isto não me interessa. Meu interesse é pelos humanos e suas vicissitudes."
Antonio Nery Filho

O extase : entre a imagem e a palavra : estabelecimento de um modelo descrititvo para o estudo antropologico das manifestações extasicas

por MACHADO, Murilo d'Almeida em

« Voltar

Autor Ano Local de Publicação Local Tema
MACHADO, Murilo d'Almeida 1998 Campinas Campinas

Instituição de Origem Estado Instituição Instituição Responsável
Universidade Estadual de Campinas São Paulo UNICAMP: Programa de Pós-Graduação em Multimeios

Formato da Obra Formato Disponível Número de Páginas Idioma
Dissertação de Mestrado Texto integral 176 Português

Resumo

Resumo: Esta pesquisa apresenta uma proposta metodológica que sugere o auxílio da imagem fotográfica para enfrentar a abordagem antropológica de certas experiências "ligadas ao sagrado"; entre elas, as do êxtase (sair de "si mesmo"), tema principal deste trabalho. Os procedimentos metodológicos sugeridos incluem o registro fotográfico das atividades do grupo abordado (uma instituição espírita e filantrópica), como intuito de valorizar a "forma de significação" do êxtase neste contexto. Incluem, ainda, a representação da "imagem simbólica" de algumas manifestações extáticas sob a forma de imagem fotográfica. A construção desta imagem foi realizada a partir do feedback do grupo abordado e das possibilidades de processamento informatizado da imagem. Esta imagem foi chamada de "imagem de síntese" e tem como objetivo propor uma "metáfora da imagem", como estratégia da descrição antropológica. Um dos resultados desta abordagem foi a possibilidade de apreciar o "lugar", em nível intrínseco, que as experiências extáticas possuem no modelo de acesso ao conhecimento presente na instituição abordada, cujas "imagens de síntese" constituíram uma forte expressão representativa

Palavras Chave Antropologia visual , Fotografia , Religião , Espiritismo , Extase , Drogas , Informatica , Identidade
Link http://cutter.unicamp.br/document/?code=vtls000184224
Referência para Citação MACHADO, Murilo d'Almeida. O extase : entre a imagem e a palavra : estabelecimento de um modelo descrititvo para o estudo antropologico das manifestações extasicas. 1998. 176f. Dissertação (Mestrado em Multimeios). Universidade Estadual de Campinas, São Paulo.
Observação Material linkado com o Sistema de Publicação Eletrônica de Teses e Dissertações - Bilblioteca Digital UNICAMP .


create new tag

Contador de visitas grátis

Pressione Enter para enviar a busca.

Logar