CETAD UFBA

"As drogas, mesmo o crack, são produtos químicos sem alma: não falam, não pensam e não simbolizam. Isto é coisa de humanos. Drogas, isto não me interessa. Meu interesse é pelos humanos e suas vicissitudes."
Antonio Nery Filho

Prescrição de medicamentos em serviço de emergencia psiquiatrica : um estudo farmacoepidemiologico

por SANTOS, Murilo dos em

« Voltar

Autor Ano Local de Publicação Local Tema
SANTOS, Murilo dos 2002 Campinas Campinas

Instituição de Origem Estado Instituição Instituição Responsável
Universidade Estadual de Campinas São Paulo UNICAMP: Programa de Pós-Graduação em Farmacologia

Formato da Obra Formato Disponível Número de Páginas Idioma
Dissertação de Mestrado Texto integral 58 Português

Resumo

Introdução. Os tratamentos farmacológicos tornaram-se um dos principais instrumentos terapêuticos disponíveis nos serviços de emergência psiquiátrica (SEP) ainda que a forma como são de utilizados apresente variações significativas. Objetivo. Este estudo descreve as intervenções farmacológicas realizadas no SEP do HCI UNICAMP considerando os índices de utilização e suas indicações. Método. Foi realizado um estudo descritivo, retrospectivo, com informações obtidas nos registros de 258 atendimentos consecutivos prestados pelo SEP do HCI UNICAMP a pacientes maiores de 14 anos no período de 01 à 31/01/2001. Resultados. Duzentos e trinta pacientes com média de idade igual a 37,9 anos, portadores de diagnósticos graves como transtornos de humor, transtornos psicóticos e transtornos decorrentes do uso de substâncias psicoativas foram avaliados no período. A prescrição de medicamentos para serem administrados ainda no SEP ocorreu em 81 atendimentos (31,7%). Os fármacos prescritos com maior freqüência foram: haloperidol, prometazina, diazepam, midazolam, clorpromazina e vitamínicos. Estes medicamentos foram majoritariamente administrados por via intramuscular e associados entre si. A prescrição de medicamentos foi mais freqüente nos atendimentos demandados por pacientes do sexo masculino, intoxicados por substâncias psicoativas, que chegaram trazidos ao serviço e os encaminhados para internação psiquiátrica. Conclusão. Ainda que as intervenções farmacológicas tenham sido indicadas para o grupo de pacientes de maior complexidade clínica, a padronização e permanente revisão das condutas farmacológicas poderá contribuir para a racionalidade terapêutica no serviço.

Palavras Chave Farmacologia , Avaliação , Drogas - Utilização
Link http://cutter.unicamp.br/document/?code=vtls000309595
Referência para Citação SANTOS, M. Prescrição de medicamentos em serviço de emergencia psiquiatrica : um estudo farmacoepidemiologico. 2002. 58f. Dissertação (Mestrado em Farmacologia). Universidade Estadual de Campinas, São Paulo.
Observação Material linkado com o Sistema de Publicação Eletrônica de Teses e Dissertações - Bilblioteca Digital UNICAMP .


create new tag

Contador de visitas grátis

Pressione Enter para enviar a busca.

Logar