CETAD UFBA

"As drogas, mesmo o crack, são produtos químicos sem alma: não falam, não pensam e não simbolizam. Isto é coisa de humanos. Drogas, isto não me interessa. Meu interesse é pelos humanos e suas vicissitudes."
Antonio Nery Filho

Transtorno obsessivo compulsivo : um estudo psicopatologico, neuropsicologico e de fluxo sanguineo cerebral regional (HMPAO-TC99M)

por LACERDA, Acioly Luiz Tavares de em

« Voltar

Autor Ano Local de Publicação Local Tema
LACERDA, Acioly Luiz Tavares de 2000 Campinas Campinas

Instituição de Origem Estado Instituição Instituição Responsável
Universidade Estadual de Campinas - Faculdade de Ciências Médicas São Paulo UNICAMP: Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas

Formato da Obra Formato Disponível Número de Páginas Idioma
Tese de Doutorado Texto integral 219 Português

Resumo

Estudamos 16 pacientes adultos com diagnóstico de Transtorno Obsessivo Compulsivo [(segundo critérios diagnósticos da CID-lO (pesquisa) e do DSM-IV)], emparelhados por idade, gênero, escolaridade e lateralidade cerebral com um grupo de controles saudáveis (n = 17). Foi medido o Fluxo Sangüíneo Cerebral regional (FSCr) através da técnica de SPECT (99m TC-HMP AO), em estado de repouso, em ambos os grupos. Tanto os pacientes quanto os controles não utilizaram medicação psicotrópica no periodo de 30 dias anteriores à realização do exame. Avaliamos também o desempenho neuropsicológico de ambos os grupos, nas mesmas condições, através de um conjunto de testes: Teste da Trilha (parte A e B), Teste Dígito-Símbolo, Teste da Fluência Verbal Alternada, Mini Exame do Estado Mental, Figura Complexa de Rey-Osterrieth (cópia e desenho após 5 minutos) e Wisconsin Card Sorting Test (WCST). As variáveis psicopatológicas foram examinadas através das Escalas de Hamilton para Ansiedade e Depressão, Yale-Brown Obsessive Compulsive Scale (Y-BOCS), Impressão Clínica Global antes (CGI 1) e após o tratamento (CGI 2) e Global Assessment Scale (GAS). O grupo de pacientes apresentou um FSCr significativamente maior que o grupo controle nas seguintes regiões: Frontal Inferior Direita, Frontal Superior Direita e Tálamos Direito e Esquerdo. Além de um pior desempenho nos Testes de Fluência Verbal Alternada, WCST (menor número de respostas corretas, maior número de erros totais e perseverativos), Teste da Trilha (maior tempo de execução em ambas as partes e maior número de erros na parte B), Figura Complexa de Rey-Osterrieth (menor escore na cópia e maior tempo para o desenho após 5 minutos). Quando analisados os resultados âe SPECT, encontramos um hiperfluxo frontal (achado bastante relatado na literatura)' apenas à direita e nos Tálamos (achado menos freqüente na literatura). Nos testes neuropsicológicos, observamos um prejuízo em Funções Executivas, Funções Visuoespaciais e Fluência Verbal, resultados bastante robustos na literatura. Analisados conjuntamente, ps resultados de SPECT e da avaliação neuropsicológica, permitiu-nos concluir que, em concordância com a literatura, os pacientes com Transtorno Obsessivo Compulsivo, possivelmente, apresentam um prejuízo (aparentemente mais pronunciado nos pacientes com maior gravidade) no funcionamento das estruturas que compõem o Circuito Pré Frontal - Cíngulo - Estriado - Tálamo Cortical e no Hemisfério Cerebral Direito

Palavras Chave Neuropsiquiatria , Neurobiologia , Neuropsicologia
Link http://cutter.unicamp.br/document/?code=vtls000211797
Referência para Citação LACERDA, A. L. T. Transtorno obsessivo compulsivo : um estudo psicopatologico, neuropsicologico e de fluxo sanguineo cerebral regional (HMPAO-TC99M). Tese (Doutorado em Ciências Médicas). Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Médicas, São Paulo.
Observação Material linkado com o Sistema de Publicação Eletrônica de Teses e Dissertações - Bilblioteca Digital UNICAMP .


create new tag

Contador de visitas grátis

Pressione Enter para enviar a busca.

Logar