CETAD UFBA

"As drogas, mesmo o crack, são produtos químicos sem alma: não falam, não pensam e não simbolizam. Isto é coisa de humanos. Drogas, isto não me interessa. Meu interesse é pelos humanos e suas vicissitudes."
Antonio Nery Filho

Uso de
por RUI, Taniele Cristina em

« Voltar

Autor Ano Local de Publicação Local Tema
RUI, Taniele Cristina 2007   Campinas

Instituição de Origem Estado Instituição Instituição Responsável
Universidade Estadual de Campinas São Paulo Universidade Estadual de Campinas - Instituto de Filosofia e Ciências Humanas

Formato da Obra Formato Disponível Número de Páginas Idioma
Dissertação de Mestrado Texto integral   Português

Resumo

Esta pesquisa pretende descrever e apreender distintas concepções e práticas do uso de "drogas". Para tanto, são descritos e analisados três grupos: ex-usuários que passam por tratamento de recuperação de "drogas", "meninos de rua" e estudantes universitários. Proponho que as diferenças entre os modos de conceber esses usos podem nos indicar caminhos para complexificar a questão das "drogas" na contemporaneidade; para o entendimento das classificações sociais e dos processos sociais envolvidos no consumo de "drogas" e na relação entre os grupos consumidores, bem como para o modo que o tema é abordado pelas ciências sociais. Temáticas essas que ganham em profundidade quando a materialidade do corpo e das "drogas" adquirem lugar nesta discussão.

Palavras Chave Drogas - Utilização, Drogas - Aspectos sociais, Corpo, Antropologia urbana, Etnografia - Trabalhos de campo, Drug utilization, Drug, social aspects, Body, Urban anthropology, Ethnography, field work
Link http://cutter.unicamp.br/document/?code=vtls000432186
Referência para Citação RUI, T. C. Uso de "drogas", marcadores sociais e corporalidades: uma perspectiva comparada. 2007. Dissertação (Mestrado em Antropologia). Universidade Estadual de Campinas, São Paulo.
Observação Material linkado com o Sistema de Publicação Eletrônica de Teses e Dissertações - Bilblioteca Digital.


create new tag

Contador de visitas grátis

Pressione Enter para enviar a busca.

Logar