CETAD UFBA

"As drogas, mesmo o crack, são produtos químicos sem alma: não falam, não pensam e não simbolizam. Isto é coisa de humanos. Drogas, isto não me interessa. Meu interesse é pelos humanos e suas vicissitudes."
Antonio Nery Filho

Ética e uso de drogas: uma contribuição da ontologia social para o campo da saúde pública e da redução de danos

por BRITES, Cristina Maria em

« Voltar

Autor Ano Local de Publicação Local Tema
BRITES, Cristina Maria 2006 São Paulo São Paulo

Instituição de Origem Estado Instituição Instituição Responsável
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo São Paulo Programa de Pós-Graduação em Serviço Social

Formato da Obra Formato Disponível Número de Páginas Idioma
Tese de Doutorado Texto integral 148 Português

Resumo

Neste estudo, realizamos uma abordagem ontológica sobre os fundamentos do ser social, na perspectiva de situar o uso de drogas como uma atividade que responde às necessidades postas pela práxis social. Analisamos as particularidades históricas da sociabilidade burguesa no contexto da reestruturação produtiva, identificando nesse processo as determinações que incidem sobre as mudanças no consumo de drogas, a partir da década de 70 do século passado. Procuramos apreender as mediações de natureza econômica, política e cultural que, no âmbito da ambiência cultural pós-moderna, alteram as configurações do espaço público, da práxis interativa e das formas de subjetividade dos indivíduos sociais, e o modo como essas mediações configuram o consumo de drogas e as respostas sociais e de saúde nessa área. Discutimos o contexto de emergência da abordagem de redução de danos em nosso meio, problematizando seu processo de desenvolvimento a partir de sua vinculação com as contingências postas pela epidemia do HIV/aids. Submetemos dois textos, uma crônica que relata a experiência de uso de drogas de um personagem de ficção e um texto pioneiro no debate sobre a redução de danos em nosso meio, a uma análise de perspectiva ontológica, procurando identificar o modo como os fundamentos da práxis social se expressavam nesses relatos. Os resultados de nossas análises indicam a necessidade de explicitação das diferenças éticas e políticas que permitem o confronto da redução de danos com as abordagens dominantes no campo de drogas. Indicam, também, as potencialidades da redução de danos para a construção de respostas sociais e de saúde na área de drogas, mais democráticas e orientadas para a afirmação da autonomia e liberdade dos indivíduos sociais frente ao consumo de drogas

Palavras Chave Serviço Social, Uso de drogas, Drogas, Abuso, Aspectos sociais, Brasil, Drugs use
Link http://www.sapientia.pucsp.br//tde_busca/arquivo.php?codArquivo=4196
Referência para Citação BRITES, C. M. Ética e uso de drogas: uma contribuição da ontologia social para o campo da saúde pública e da redução de danos. 148f. 2006. Tese (Doutorado em Serviço Social). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo.
Observação Material linkado com o Sistema de Publicação Eletrônica de Teses e Dissertações - Bilblioteca Digital.


create new tag

Contador de visitas grátis

Pressione Enter para enviar a busca.

Logar