CETAD UFBA

"As drogas, mesmo o crack, são produtos químicos sem alma: não falam, não pensam e não simbolizam. Isto é coisa de humanos. Drogas, isto não me interessa. Meu interesse é pelos humanos e suas vicissitudes."
Antonio Nery Filho

Estudo in vitro de cito e fototoxicidade das drogas nitroheterocíclicas Nitracrina e Quinifuryl

por ROSSA, Marcelo Muniz em

« Voltar

Autor Ano Local de Publicação Local Tema
ROSSA, Marcelo Muniz 2005 São Carlos São Carlos

Instituição de Origem Estado Instituição Instituição Responsável
Universidade Federal de São Carlos São Paulo Universidade Federal de São Carlos - Programa de Pós-Graduação em Genética e Evolução (Centro de Ciências Biológicas)

Formato da Obra Formato Disponível Número de Páginas Idioma
Tese de Doutorado Texto integral 146 Português

Resumo

A Nitracrina, um agente antitumoral polonês, e o Quinifuryl, um anti-séptico russo, são compostos nitroheterocíclicos. A citotoxicidade dessas drogas foi investigada sobre três linhagens de células em condições de normoxia. Foi dada ênfase na comparação dos efeitos das drogas em tecidos tumorogênicos (células leucêmicas P388 e K562), e não tumorogênicos (células fibroblásticas NIH3T3? ). Ambas as drogas mostraram significativa citotoxicidade para todas as linhagens de células. A toxicidade sobre as células leucêmicas P388 de camundongos foi significativamente maior comparada com as células fibroblásticas NIH3T3? de camundongos. Adicionalmente, a taxa de morte celular foi 2 - 3 vezes maior no caso das células P388 versus NIH3T3? . As células K562 de eritroleucemia humana demonstraram incorporação das drogas 10 minutos após sua adição, enquanto que os valores de LC50 foram atingidos após um atraso de 3 horas devido às transformações intracelulares requeridas para matar as células. Também foi investigada a fotocitotoxicidade de ambas as drogas contra células tumorais e não transformadas de camundongos e de células de eritroleucemia humana. A citotoxicidade dessas drogas foi medida no escuro e no claro, sob iluminação com luz visível. Ambas as drogas mostraram elevada citotoxicidade quando iluminadas com valores de LC50 7 - 35 vezes menores, após 1 hora de iluminação, comparado à incubação por 1 hora no escuro. A citotoxicidade da Nitracrina contra todas as células estudadas excede às do Quinifuryl, tanto no escuro como sob iluminação. O efeito tóxico geral foi calculado pela morte celular direta e pela contenção da proliferação celular. As micelas (PEG-2000-estearato) e os lipossomos unilamelares (DSPC) foram escolhidos como veículos de transporte. A citotoxicidade das drogas livres e imobilizadas também foi estudada. Nossos resultados mostraram que o Quinifuryl e a Nitracrina podem ser efetivamente imobilizadas por micelas e lipossomos unilamelares. Ambas as drogas continuaram altamente tóxicas contra as linhagens de células quando imobilizadas em lipossomos DSPC. Um efeito protetor das micelas contra a toxicidade da Nitracrina sobre células P388 foi observado em baixa concentração da droga (0,2 nmol/ml), mas não em concentração mais alta (2 nmol/ml). As micelas também protegeram as células P388 contra a toxicidade do Quinifuryl.

Palavras Chave Bioquímica, Carregadores de drogas, Drogas nitroheterocíclicas, Terapia fotoquímica, Bioquímica
Link http://www.bdtd.ufscar.br/htdocs/tedeSimplificado//tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3444
Referência para Citação ROSSA, M. M. Estudo in vitro de cito e fototoxicidade das drogas nitroheterocíclicas Nitracrina e Quinifuryl. 146f. 2005. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas). Universidade Federal de São Carlos, São Paulo;
Observação Material linkado com o Sistema de Publicação Eletrônica de Teses e Dissertações - Bilblioteca Digital.


create new tag

Contador de visitas grátis

Pressione Enter para enviar a busca.

Logar