CETAD UFBA

"As drogas, mesmo o crack, são produtos químicos sem alma: não falam, não pensam e não simbolizam. Isto é coisa de humanos. Drogas, isto não me interessa. Meu interesse é pelos humanos e suas vicissitudes."
Antonio Nery Filho

Por uma abordagem multidisciplinar no estudo do consumo de psicoativos

por SANTOS, Rafael Guimarães dos em

« Voltar   Imprimir

Autor Ano Local de Publicação Local Tema
SANTOS, Rafael Guimarães dos 2007    

Instituição de Origem Estado Instituição Instituição Responsável
?   Núcleo Interdiscipinar de Estudos sobre Psicoativos - NEIP

Formato da Obra Formato Disponível Número de Páginas Idioma
Artigo em Site Texto integral 26 Português

Resumo
Trata-se de um artigo que argumenta sobre a necessidade de se aproximar do estudo do consumo de substâncias psicoativas através de uma perspectiva multidisciplinar que englobe os aspectos biológicos, farmacológicos, psicológicos, históricos e socioculturais desta temática. O principal argumento do trabalho centraliza-se sobre a eficácia no controle sobre o consumo de substâncias psicoativas através de sanções e rituais informais. Argumenta-se que estes controles são mais eficazes que os modelos repressivos oficiais. O trabalho baseia-se em observações de campo realizadas em diversas instituições ayahuasqueiras, ou seja, que utilizam a ayahuasca � um psicoativo alucinógeno � como um veículo de comunicação com o sagrado.

Palavras Chave Drogas ,Abordagem Multidisciplinar,Aspectos Ritualísticos,Ayahuasca
Link http://www.neip.info/upd_blob/0000/195.pdf
Referência para Citação SANTOS, R.G."Por uma abordagem multidisciplinar no estudo do consumo de psicoativos".Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre Psicoativos – NEIP, 2007
Observação  


create new tag

Contador de visitas grátis

Pressione Enter para enviar a busca.

Logar