CETAD UFBA

"As drogas, mesmo o crack, são produtos químicos sem alma: não falam, não pensam e não simbolizam. Isto é coisa de humanos. Drogas, isto não me interessa. Meu interesse é pelos humanos e suas vicissitudes."
Antonio Nery Filho

Praticas educativas da policia militar do estado de São Paulo : o programa educacional de resistência as drogas e a violência

por MACEDO, Juliana de Carvalho Albrecht em

« Voltar

Autor Ano Local de Publicação Local Tema
MACEDO, Juliana de Carvalho Albrecht 2008 Campinas, SP Campinas, SP

Instituição de Origem Estado Instituição Instituição Responsável
Unicamp São Paulo Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação

Formato da Obra Formato Disponível Número de Páginas Idioma
Dissertação de Mestrado Texto integral 226 Português

Resumo

Este trabalho teve por finalidade verificar os interesses que levaram o Drug Abuse Resistance Education, um programa de prevenção ao uso de drogas criado nos Estados Unidos no início da década de 1980, a ser aplicado pela Polícia Militar do Estado de São Paulo a partir de 1993, adotando no Brasil o nome de Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência, conhecido através da sigla PROERD. Para tanto, fez-se necessário estudar as políticas de prevenção ao uso de drogas adotadas pelos dois países, bem como a legislação que permitiu à polícia militar aplicar um programa de prevenção nas escolas. As relações entre Brasil e Estados Unidos a partir de 1930 também foram pesquisadas, fazendo-se um levantamento histórico desde então, até o final do regime militar e início da redemocratização do Brasil, abordando o papel desempenhado pelas forças repressivas do Estado durante este período. A criação da Polícia Militar do Estado de São Paulo no inicio da década de 1970 também foi pesquisada, assim como as mudanças sociais que ocorreram ao longo de sua existência e que passaram a exigir alterações em seu modo de agir, requerendo a adoção do policiamento comunitário. A imagem construída pela instituição policial militar, principalmente durante o regime militar, favoreceu o seu distanciamento da comunidade e a reprovação dos seus atos pelos cidadãos, que passaram a cobrar uma polícia comprometida com a defesa da vida e da integridade, sendo o PROERD e o policiamento comunitário tentativas de resgatar o relacionamento com a sociedade, construindo uma imagem mais positiva da polícia no que se refere a uma perspectiva humanista.

Palavras Chave Drogas; Prevenção; Estados Unidos
Link http://libdigi.unicamp.br/document/?code=000438681
Referência para Citação MACEDO, Juliana de Carvalho Albrecht. Praticas educativas da policia militar do estado de São Paulo : o programa educacional de resistência as drogas e a violência. 2008. Dissertação de Mestrado em Educação. Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas.
Observação Material integrado com a biblioteca digital de teses e dissertações da Unicamp.


create new tag

Contador de visitas grátis

Pressione Enter para enviar a busca.

Logar