CETAD UFBA

"As drogas, mesmo o crack, são produtos químicos sem alma: não falam, não pensam e não simbolizam. Isto é coisa de humanos. Drogas, isto não me interessa. Meu interesse é pelos humanos e suas vicissitudes."
Antonio Nery Filho

Redes narcotraficantes e integração paralela na região amazônica

por OLIVEIRA, Fernando Moreno Martim de em

« Voltar

Autor Ano Local de Publicação Local Tema
OLIVEIRA, Fernando Moreno Martim de 2006 Brasília, DF Região Amazônica

Instituição de Origem Estado Instituição Instituição Responsável
Universidade de Brasília, Instituto de Relações Internacionais Distrito Federal Universidade de Brasília, Instituto de Relações Internacionais, Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais

Formato da Obra Formato Disponível Número de Páginas Idioma
Dissertação de Mestrado Texto integral 126 Português

Resumo

A dissertação perscruta a atuação das redes narcotraficantes na Região Amazônica, abrangendo o território de oito países: Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela. Analisa o combate travado contra o narcotráfico pelos agentes estatais. Investiga a gênese e a consolidação do regime sobre substâncias psicoativas no século XX, para as quais foi essencial a movimentação dos atores civis e da diplomacia estadunidense. Estudando os riscos associados às principais substâncias psicoativas, a pesquisa avalia as motivações para a realização dos Tratados Internacionais que as regulam. Analisa as relações das redes narcotraficantes amazônicas com outros grupos criminosos e com agentes relevantes na economia formal e na política. Mostra a intensidade e a freqüência das ações das redes narcotraficantes e de outros grupos criminosos que gera o fenômeno da integração paralela na Região Amazônica. O enfrentamento a tais questões, exemplificado pelo estudo de caso do Plano Colômbia, evidencia a forma como se desenrola o embate entre agentes estatais e narcotraficantes. Ao término da pesquisa, demonstra-se que o tratamento dispensado pelos agentes estatais ao fenômeno prioriza a repressão armada, em detrimento de outras práticas como a prevenção ao consumo de psicoativos ilícitos e o tratamento de dependentes.

Palavras Chave Tráfico de drogas – Amazônia; Narcóticos - controle - política governamental – Amazônia; Relações internacionais
Link http://hdl.handle.net/10482/4912
Referência para Citação OLIVEIRA, Fernando Moreno Martim de. Redes narcotraficantes e integração paralela na região amazônica. 2006. 126 f., il. Dissertação (Mestrado em Relações Internacionais)-Universidade de Brasília, Brasília, 2006.
Observação Material integrado com o Repositório Institucional da Universidade de Brasília (UNB).


create new tag

Contador de visitas grátis

Pressione Enter para enviar a busca.

Logar