CETAD UFBA

"As drogas, mesmo o crack, são produtos químicos sem alma: não falam, não pensam e não simbolizam. Isto é coisa de humanos. Drogas, isto não me interessa. Meu interesse é pelos humanos e suas vicissitudes."
Antonio Nery Filho

O uso da Ayahuasca e a experiência de alívio, transformação e cura na União do Vegetal (UDV)

por RICCIARDI, Gabriela Santos em

« Voltar   Imprimir

Autor Ano Local de Publicação Local Tema
RICCIARDI, Gabriela Santos 2008   Salvador

Instituição de Origem Estado Instituição Instituição Responsável
Universidade Federal da Bahia Bahia Núcleo Interdisciplinar de Estudos sobre Psicoativos - NEIP

Formato da Obra Formato Disponível Número de Páginas Idioma
Dissertação de Mestrado Texto integral 152 Português

Resumo
A cura religiosa é um tema que tem sido bastante abordado pelas Ciências Sociais, principalmente em virtude de relatos de adeptos de diversas religiões e seitas envolvendo a cura. A cura não médica, espiritual ou religiosa, precisa ser estudada pela ciência a fim de que se possa ter um panorama mais completo sobre as questões envolvendo doença, saúde, aflição e alívio, e como os indivíduos interagem com os seus problemas buscando diversos tipos de tratamento. Este trabalho visa compreender como se dá a experiência de transformação, alívio e cura na União do Vegetal (UDV) numa perspectiva sócio-antropológica. A União do Vegetal é uma das religiões que utiliza um chá enteógeno (cientificamente denominado Ayahuasca) nos rituais religiosos. Fundada na região amazônica em 22 de julho de 1961, por um seringueiro baiano de nome José Gabriel da Costa, Mestre Gabriel, possui uma base doutrinária cristã reencarnacionista e hoje está presente nos centros urbanos do Brasil e exterior. Os adeptos se referem à UDV como sendo uma religião que possibilita transformações positivas nas suas vidas, alívio e cura para os problemas enfrentados. Os problemas vão desde doenças físicas ou da matéria, a depressão, angústia, dependência de drogas dentre outros. Tendo em vista a importância da narrativa na experiência da aflição e enfermidade, busca-se compreender, através do discurso dos adeptos, como eles concebem tais processos, a que ou a quem atribuem essas transformações, alívio e cura. A finalidade é contribuir com conhecimento científico, expandindo os paradigmas a respeito do fenômeno da cura religiosa ou cura espiritual.

Palavras Chave Hoasca/Ayahuasca,Religiões Ayahuasqueiras Brasileiras,União do Vegetal,Cura Espiritual,Transformação
Link Dissertação de Mestrado
Referência para Citação RICCIARDI, GABRIELA SANTOS. O USO DA AYAHUASCA E A EXPERIÊNCIA DE TRANSFORMAÇÃO, ALÍVIO E CURA, NA UNIÃO DO VEGETAL (UDV). Salvador - BA: Dissertação de Mestrado, Universidade Federal da Bahia, 2008
Observação  


create new tag

Contador de visitas grátis

Pressione Enter para enviar a busca.

Logar