CETAD UFBA

"As drogas, mesmo o crack, são produtos químicos sem alma: não falam, não pensam e não simbolizam. Isto é coisa de humanos. Drogas, isto não me interessa. Meu interesse é pelos humanos e suas vicissitudes."
Antonio Nery Filho

Mídia e drogas: análise documental da mídia escrita brasileira sobre o tema entre 1999 e 2003

por RONZANI, Telmo Mota; FERNANDES, Ameli Gabriele Batista e outros. em

« Voltar

Autor Ano Local de Publicação Local Tema
RONZANI, Telmo Mota; FERNANDES, Ameli Gabriele Batista e outros. 2009    

Instituição de Origem Estado Instituição Instituição Responsável
  Rio de Janeiro  

Formato da Obra Formato Disponível Número de Páginas Idioma
Artigo em Site Texto integral 11 Espanhol

Resumo

Este artigo busca analisar os conteúdos que a mídia escrita brasileira apresenta sobre drogas. Foram pesquisados artigos sobre drogas em uma revista de circulação nacional, entre 1999 e 2003, através de análise de conteúdo. Foram encontrados 481 artigos. A subcategoria "consumo" foi a mais abordada, sendo as drogas mais citadas: cocaína (21%), maconha (19%), álcool (12%) e cigarro (12%). Quanto à categoria "saúde", o cigarro apresentou 57% dos artigos relacionados aos "malefícios do uso", enquanto o álcool foi caracterizado pela ambivalência (ocorrências iguais para benefícios e malefícios) e associado à dependência (23%); no tocante à cocaína, mais ocorrências relacionaram-se ao tráfico (30%). De modo geral, a cocaína e a maconha receberam destaque da mídia, enquanto o álcool e solventes tiveram pouco destaque em comparação aos dados epidemiológicos de uso. Percebe-se que existe uma incompatibilidade entre o enfoque da mídia e o consumo de drogas no Brasil, fato que pode influenciar as crenças das pessoas sobre determinadas substâncias e as políticas públicas sobre drogas no Brasil.

Palavras Chave Drogas, Mídia, Saúde Pública
Link http://www.scielo.br/pdf/csc/v14n5/16.pdf
Referência para Citação RONZANI, Telmo Mota; FERNANDES, Ameli Gabriele Batista e outros. Mídia e drogas: análise documental da mídia escrita brasileira sobre o tema entre 1999 e 2003. Ciênc. saúde coletiva vol.14 no.5 Rio de Janeiro Nov./Dec. 2009Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/csc/v14n5/16.pdf >
Observação Material integrado com o site SCIELO BRASIL.


create new tag

Contador de visitas grátis

Pressione Enter para enviar a busca.

Logar