CETAD UFBA

"As drogas, mesmo o crack, são produtos químicos sem alma: não falam, não pensam e não simbolizam. Isto é coisa de humanos. Drogas, isto não me interessa. Meu interesse é pelos humanos e suas vicissitudes."
Antonio Nery Filho

Prevalência do consumo de drogas na FEBEM, Porto Alegre

por FERIGOLO, Maristela e outros em

« Voltar

Autor Ano Local de Publicação Local Tema
FERIGOLO, Maristela e outros 2004 Porto Alegre São Paulo

Instituição de Origem Estado Instituição Instituição Responsável
Revista Brasileira de Psiquiatria Rio Grande do Sul  

Formato da Obra Formato Disponível Número de Páginas Idioma
Artigo em Magazine Texto integral 07 Português

Resumo

OBJETIVO: Identificar a prevalência do uso de drogas entre crianças e adolescentes institucionalizados e avaliar o uso associado das substâncias lícitas, álcool e tabaco, com drogas ilícitas; e verificar qual a droga de uso inicial para o consumo das substâncias psicoativas ilícitas. MÉTODOS: Realizou-se um estudo transversal na Fundação Estadual do Bem-Estar do Menor do Rio Grande do Sul, na cidade de Porto Alegre. Um questionário elaborado pela Organização Mundial da Saúde, anônimo, sobre o uso de drogas e sua quantificação, auto-aplicado em salas de aula, foi respondido pela população de crianças e adolescentes alfabetizados que cumpriam medidas socioeducativas ou medidas protetivas. A análise visou descrever o uso de drogas entre os dois subgrupos levando em conta gêneros e idades de início de uso.RESULTADOS: Os resultados foram obtidos a partir de 382 indivíduos. As substâncias mais experimentadas foram: álcool (81,3%), tabaco (76,8%), maconha (69,2%), cocaína (54,6%), solventes (49,2%), ansiolíticos (13,4%), alucinógenos (8,4%), anorexígenos (6,5%) e barbitúricos (2,4%). Em torno de 80% afirmaram ter usado experimentalmente alguma droga ilícita. As meninas usaram principalmente medicamentos e os meninos drogas ilícitas, álcool e tabaco. As crianças albergadas por atos infracionais mostraram uso significativamente mais freqüente de álcool, maconha, cocaína e solventes. A idade de início do álcool e tabaco ocorreu antes dos 12 anos; maconha e solventes, antes dos 13, e cocaína, antes de completar 14, em média. Verificou-se alta freqüência de uso concomitante de drogas lícitas e ilícitas por esta população. CONCLUSÕES: A prevalência de experimentação e uso de drogas entre crianças e adolescentes institucionalizados é alta e precoce. As drogas lícitas foram usadas mais precocemente que as ilícitas. Indivíduos do sexo masculino e albergados por atos infracionais apresentam maior probabilidade de já terem utilizado drogas ilícitas.

Palavras Chave Adolescentes. Drogas lícitas e ilícitas. Abuso de substâncias
Link http://www.scielo.br/pdf/rbp/v26n1/a06v26n1.pdf
Referência para Citação FERIGOLO, Maristela e outros. Prevalência do consumo de drogas na FEBEM, Porto Alegre. Rev. Bras. Psiquiatr. vol.26 no.1 São Paulo Mar. 2004.Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbp/v26n1/a06v26n1.pdf >
Observação Material integrado com o site SCIELO BRASIL


create new tag

Contador de visitas grátis

Pressione Enter para enviar a busca.

Logar