CETAD UFBA

"As drogas, mesmo o crack, são produtos químicos sem alma: não falam, não pensam e não simbolizam. Isto é coisa de humanos. Drogas, isto não me interessa. Meu interesse é pelos humanos e suas vicissitudes."
Antonio Nery Filho

Drogas: famílias que protegem e que expõem adolescentes ao risco

por HORTA, Rogério Lessa e outros em

« Voltar

Autor Ano Local de Publicação Local Tema
HORTA, Rogério Lessa e outros 2006 Rio de Janeiro, RJ  

Instituição de Origem Estado Instituição Instituição Responsável
Jornal Brasileiro de Psiquiatria    

Formato da Obra Formato Disponível Número de Páginas Idioma
Artigo em Magazine Texto integral 05 Português

Resumo

OBJETIVO: Este estudo tem por objetivo avaliar o consumo de substâncias psicoativas (bebidas alcoólicas, tabaco e drogas ilícitas) por adolescentes do município de Pelotas (RS), de acordo com a presença de pai e/ou mãe no domicílio e o hábito de fumar ou não de ambos. MÉTODOS: Foi realizado, em 2002, um estudo transversal na área urbana de Pelotas. Empregou-se amostragem em múltiplos estágios para se obter uma amostra de adolescentes entre 15 e 18 anos de idade. As entrevistas foram realizadas com questionário auto-aplicado. RESULTADOS: A coabitação de pais ou mães e adolescentes parece reduzir significativamente as chances de os adolescentes consumirem tabaco, diminuir discretamente para drogas ilícitas e não tem influência em relação ao consumo de bebidas alcoólicas. CONCLUSÃO: O tabagismo de pais e mães parece aumentar as chances de os adolescentes fumarem. Não houve interação entre as duas variáveis em relação ao consumo de qualquer das substâncias estudadas.

Palavras Chave tabagismo, família, álcool, drogas
Link http://www.scielo.br/pdf/jbpsiq/v55n4/a02v55n4.pdf
Referência para Citação HORTA, Rogério Lessa e outros. Drogas: famílias que protegem e que expõem adolescentes ao risco. J. bras. psiquiatr. vol.55 no.4 Rio de Janeiro 2006.Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/jbpsiq/v55n4/a02v55n4.pdf >
Observação Material integrado com o site SCIELO BRASIL


create new tag

Contador de visitas grátis

Pressione Enter para enviar a busca.

Logar