CETAD UFBA

"As drogas, mesmo o crack, são produtos químicos sem alma: não falam, não pensam e não simbolizam. Isto é coisa de humanos. Drogas, isto não me interessa. Meu interesse é pelos humanos e suas vicissitudes."
Antonio Nery Filho

A promoção da saúde enquanto estratégia de prevenção ao uso das drogas

por BÜCHELE, Fátima; COELHO, Elza Berger Salema; LINDNER Sheila Rubia. em

« Voltar

Autor Ano Local de Publicação Local Tema
BÜCHELE, Fátima; COELHO, Elza Berger Salema; LINDNER Sheila Rubia. 2009 Rio de Janeiro, RJ  

Instituição de Origem Estado Instituição Instituição Responsável
Ciência & Saúde Coletiva    

Formato da Obra Formato Disponível Número de Páginas Idioma
Apresentação em Evento Texto integral 07 Português

Resumo

Este artigo descreve a promoção da saúde e prevenção ao uso das drogas, revisando abordagens, conceituações, sem especificar sua classificação, sejam elas lícitas ou ilícitas. Tem como objetivo descrever a prevenção ao uso de drogas e levantar aspectos pertinentes ao uso indevido na construção de uma estratégia de promoção da saúde. A atenção sobre drogas no Brasil tem investido na formulação de políticas de promoção, proteção e recuperação da saúde; porém, enfoques mais humanizados, intersetoriais, descentralizado, democrático e participativo necessitam de implementações. Essa revisão mostra a necessidade de ampliar discussões sobre a promoção da saúde e a prevenção ao uso das drogas, envolvendo educadores, pais, comunidade, num processo estruturado composto de múltiplas facetas, que integre e comprometa instituições e setores na co-responsabilidade de promover e prevenir a saúde da população neste sentido. Mostra também nossa preocupação em percorrer caminhos que contribuam para implementar políticas públicas na questão da drogadição.

Palavras Chave Promoção da saúde, Abordagens de prevenção, Drogas
Link Apresentação em evento
Referência para Citação BÜCHELE, Fátima; COELHO, Elza Berger Salema;LINDNER Sheila Rubia. A promoção da saúde enquanto estratégia de prevenção ao uso das drogas . Ciênc. saúde coletiva vol.14 no.1 Rio de Janeiro Jan./Feb. 2009 .Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/csc/v14n1/a33v14n1.pdf >
Observação Material integrado com o site SCIELO BRASIL


create new tag

Contador de visitas grátis

Pressione Enter para enviar a busca.

Logar