CETAD UFBA

"As drogas, mesmo o crack, são produtos químicos sem alma: não falam, não pensam e não simbolizam. Isto é coisa de humanos. Drogas, isto não me interessa. Meu interesse é pelos humanos e suas vicissitudes."
Antonio Nery Filho

Adolescência, drogadição e políticas públicas: recortes no contemporâneo

por RAUPP, Luciane; MILNITSKY-SAPIRO em

« Voltar

Autor Ano Local de Publicação Local Tema
RAUPP, Luciane; MILNITSKY-SAPIRO 2009 Campinas, SP  

Instituição de Origem Estado Instituição Instituição Responsável
Estudos de Psicologia (Campinas) São Paulo  

Formato da Obra Formato Disponível Número de Páginas Idioma
Artigo em Magazine Texto integral 10 Português

Resumo

O abuso de drogas por adolescentes é, atualmente, um grave problema de saúde pública, com consequências potencialmente danosas à sua condição peculiar de pessoa em desenvolvimento. Visando aprofundar essa questão, este trabalho investigou três instituições que recebem adolescentes usuários de drogas para tratamento. Buscou-se compreender as concepções que norteiam as práticas de tratamento nesses serviços, assim como as formas pelas quais as principais políticas públicas que prescrevem o campo estão (ou não) presentes nesses locais. A descrição etnográfica foi utilizada como método de investigação, seguida da análise de conteúdo dos diálogos informais, consultas documentais e entrevistas realizadas com profissionais e adolescentes nos locais pesquisados. Os resultados apontam uma defasagem entre o que é prescrito pelas políticas e a realidade dos serviços, ressaltando a importância de intervenções que considerem as peculiaridades da adolescência, assim como a singularidade de cada sujeito.

Palavras Chave Adolescência. Drogadição. Políticas públicas
Link Artigo
Referência para Citação RAUPP, Luciane; MILNITSKY-SAPIRO.Adolescência, drogadição e políticas públicas: recortes no contemporâneo. Estud. psicol. (Campinas) vol.26 no.4 Campinas Nov./Dec. 2009. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/estpsi/v26n4/05.pdf >
Observação Material integrado com o site SCIELO BRASIL.


create new tag

Contador de visitas grátis

Pressione Enter para enviar a busca.

Logar