CETAD UFBA

"As drogas, mesmo o crack, são produtos químicos sem alma: não falam, não pensam e não simbolizam. Isto é coisa de humanos. Drogas, isto não me interessa. Meu interesse é pelos humanos e suas vicissitudes."
Antonio Nery Filho

Follow-up em saude mental de pessoas que experimentam pela primeira vez a Ayahuasca em contexto religioso

por BARBOSA, Paulo Cesar Ribeiro em

« Voltar

Autor Ano Local de Publicação Local Tema
BARBOSA, Paulo Cesar Ribeiro 2008 São Paulo  

Instituição de Origem Estado Instituição Instituição Responsável
Universidade Estadual de Campinas. São Paulo Faculdade de Ciências Médicas

Formato da Obra Formato Disponível Número de Páginas Idioma
Tese de Doutorado Texto integral 188 Português

Resumo

Este trabalho objetivou a realização de uma avaliação em saúde mental de pessoas que usam a beberagem psicodélica ayahuasca nos contextos rituais do Santo Daime ou da União do Vegetal, e dá continuidade ao estudo anterior que avaliou 28 sujeitos, 4-2 dias antes do primeiro uso da ayahuasca e 1-2 semanas após. Na presente fase, são apresentados resultados de um follow-up que avalia 23 daqueles sujeitos (15 do Santo Daime e 8 da União do Vegetal) 6 meses após o primeiro uso da beberagem psicoativa. Os métodos consistiram na integração de procedimentos qualitativos e quantitativos de avaliação, incluindo entrevistas semi-estruturadas para avaliar comportamentos relativos a aspectos psicossociais, busca por outras agências religiosas e terapêuticas e envolvimento nos processos do Santo Daime e UDV. Foram usados também instrumentos padronizados para avaliar sintomas psiquiátricos menores, qualidade de vida e traços de personalidade. As variáveis independentes consistiram na freqüência do uso da ayahuasca e no período de wash-out na avaliação de seis meses. Como principais resultados, se destacam a repetição do uso da ayahuasca por 74% e a filiação a uma das denominações religiosas (União do Vegetal) por 17% dos sujeitos. A integração de insight pessoal e religioso associado à ayahuasca foi relatada por 43% da amostra. As entrevistas qualitativas identificaram melhoras comportamentais em 65% dos sujeitos, dos quais 43% as associaram à ayahuasca. Os 22% dos sujeitos que referiram mudanças comportamentais negativas não as associaram ao psicoativo. Comparações com os resultados das avaliações feitas 4-2 dias antes do primeiro uso da ayahuasca revelaram que nos 6 meses seguintes houve uma significativa diminuição na intensidade dos sintomas psiquiátricos no grupo do Santo Daime, mas não na amostra geral. Os sujeitos do Santo Daime apresentaram também traços mais confiantes e otimistas de personalidade. O grupo da União do Vegetal apresentou diminuição da dor física e diminuição de traços de personalidade relacionados à dependência de gratificação. Esta última foi correlacionada positivamente com a freqüência do uso da ayahuasca e correlacionada negativamente com o período de wash-out

Palavras Chave Ayahuasca , Ritual , Religião , Psicologia , Antropologia , Psiquiatria
Link Tese de Doutorado
Referência para Citação  
Observação Material linkado com o Sistema de Publicação Eletrônica de Teses e Dissertações - Bilblioteca Digital UNICAMP.


create new tag

Contador de visitas grátis

Pressione Enter para enviar a busca.

Logar