CETAD UFBA

"As drogas, mesmo o crack, são produtos químicos sem alma: não falam, não pensam e não simbolizam. Isto é coisa de humanos. Drogas, isto não me interessa. Meu interesse é pelos humanos e suas vicissitudes."
Antonio Nery Filho

Contrastes e continuidades em uma tradição Amazonica : as regiões da Ayahuasca

por GOULART, Sandra Lucia em

« Voltar

Autor Ano Local de Publicação Local Tema
GOULART, Sandra Lucia 2004 Campinas, SP  

Instituição de Origem Estado Instituição Instituição Responsável
| UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
São Paulo Programa de Pós-Graduação em Filosofia e Ciências Humanas

Formato da Obra Formato Disponível Número de Páginas Idioma
Tese de Doutorado Texto integral 315 Português

Resumo

A presente tese enfoca a comparação entre religiões distintas de uma mesma tradição, identificadas aqui como cultos ayahuasqueiros, por se caracterizarem pela utilização ritual da bebida psicoativa ayahuasca, denominada de Daime ou Vegetal nos casos pesquisados. Esta tradição é dividida em linhas, segmentos, centros, núcleos e igrejas. Trata-se de três grandes linhas (Santo Daime, Barquinha e União do Vegetal), com suas várias fragmentações internas. A perspectiva comparativa tem como objetivo captar os contrastes e as semelhanças entre os diferentes grupos da mencionada tradição, procurando esclarecer, simultaneamente, como ela se constrói e se transforma através de um constante jogo de oposições, acusações e alianças entre esses grupos. Por isso, privilegiamos, na tese, a análise de eventos de crise e conflitos que envolvem os adeptos das três linhas religiosas enfocadas.

Palavras Chave Religiões , Cultura , Seringueiros, Religiosidade , Santo Daima , Psicotropicos , Xamanismo, Ayahuasca
Link Tese de Doutorado
Referência para Citação GOULART, Sandra Lucia. Contrastes e continuidades em uma tradição Amazonica : as regiões da Ayahuasca. Campinas/SP. Tese de Doutorado, UNICAMP, 2004.
Observação Material linkado com o Sistema de Publicação Eletrônica de Teses e Dissertações - Bilblioteca Digital UNICAMP.


create new tag

Contador de visitas grátis

Pressione Enter para enviar a busca.

Logar