CETAD UFBA

"As drogas, mesmo o crack, são produtos químicos sem alma: não falam, não pensam e não simbolizam. Isto é coisa de humanos. Drogas, isto não me interessa. Meu interesse é pelos humanos e suas vicissitudes."
Antonio Nery Filho

Entre a rosa e o beija-flor: um estudo antropológico de trajetórias na União Vegetal (UDV) e no Santo Daime

por GREGANICH, Jéssica em

« Voltar

Autor Ano Local de Publicação Local Tema
GREGANICH, Jéssica 2010 Porto Alegre - RS  

Instituição de Origem Estado Instituição Instituição Responsável
Universidade Federal do Rio Grande do Sul Rio Grande do Sul Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Formato da Obra Formato Disponível Número de Páginas Idioma
Dissertação de Mestrado Texto integral 301 Português

Resumo

Dentro dos "novos movimentos religiosos" encontramos as religiões ayahuasqueiras brasileiras União do Vegetal (UDV) e o Santo Daime. Essas duas religiões se baseiam no uso do chá psicoativo ayahuasca, conhecido como vegetal e daime, respectivamente. Tiveram início na região amazônica e estão presentes nos centros urbanos em praticamente todo o Brasil e em outros países, a partir de uma difusão configurada no contexto da "nova consciência religiosa". Este contexto é marcado por uma pluralidade religiosa referente a uma tradição de ecletismo e circularidade. Esta intensa mobilidade e circulação das pessoas entre diferentes experiências espirituais está calcada numa dinâmica de conversões, desconversões e reconversões típico da bem emprega metáfora do peregrino de Hervieu-Léger (1999). Numa pesquisa etnográfica centrada na União do Vegetal (UDV) e no Santo Daime de Porto Alegre/Grande Porto Alegre (RS) buscou-se através de um estudo comparativo e de análise de trajetórias compreender como os fiéis conjugam mobilidade e fidelidade religiosa focalizando os processos de conversão, desconversão e reconversão, partindo da hipótese de que o processo de conversão estaria ligado a uma interface entre a "estrutura" e a experiência religiosa com base na perspectiva da "butinage religiosa" proposta por Edio Soares (2009), num contraponto a idéia de "bricolage". A "tradução" da pesquisa foi construída com base numa metáfora que representa a simbologia nativa: a rosa e o beija-flor. Para a UDV a rosa representa o chá ayahuasca e o beija-flor simboliza o Espírito Santo para os daimistas, representado no próprio espírito dos mestres fundadores da doutrina.

Palavras Chave União do Vegetal (UDV)., Santo Daime, Antropologia da religião, Porto Alegre, Região Metropolitana de (RS), União do vegetal, Antropologia social, Ayahuasca, Trajectories, Butinage, Rituais, Doutrina do santo daime, Xamanismo, Religiosidade, Trajetorias de vida, Espiritualidade, Culto.
Link Dissertação de Mestrado
Referência para Citação GREGANICH, Jéssica. "Entre a rosa e o beija-flor" : um estudo antropológico de trajetórias na União Vegetal (UDV) e no Santo Daime. Porto Alegre - RS. Dissertação de Mestrado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2010.
Observação Material linkado com o Sistema de Publicação Eletrônica de Teses e Dissertações defendidas na UFRGS.


create new tag

Contador de visitas grátis

Pressione Enter para enviar a busca.

Logar